Açoriano Oriental
Covid-19
Secretaria da Saúde determina inspeção a suspeitas de vacinação indevida

O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, anunciou esta segunda-feira, que solicitou à Inspeção Regional da Saúde, a realização de uma ação inspetiva, para apurar os factos relativos à vacinação e eventuais responsabilidades por alegadas administrações indevidas.

Secretaria da Saúde determina inspeção a suspeitas de vacinação indevida

Autor: AO Online

Em conferência de imprensa, Clélio Meneses, afirmou que foi determinando a realização de uma ação inspetiva, a cargo da Inspeção Regional da Saúde, no sentido apurar os factos relativos à vacinação e eventuais responsabilidades por alegadas administrações indevidas. Tudo isso no sentido de acabar com qualquer tipo de suspeição e de responsabilizar, se houver que responsabilizar alguém sobre esta matéria".

Segundo explicou o secretário da tutela, os critérios de vacinação nos Açores estão definidos desde do dia 30 de dezembro, "altura em que foi homologado o Plano Regional de Vacinação que define critérios, claros e objetivos, para a vacinação, nomeadamente no que diz respeito às questões polémicas neste momento, em que os utentes dos lares e respetivos profissionais teriam prioridade na administração das vacinas".

Tudo isso, refere Clélio Meneses, "foi definido a 30 de dezembro e com a responsabilidade de cada instituição identificar os potenciais beneficiários das vacinas e administração da mesma", frisando que "tudo isso está definido de uma forma clara e objetiva desde o final de dezembro. Esperamos é que tenham sido cumpridos os critérios de forma rigorosa".

No entanto, "também percebemos que há situações inesperadas, situações que decorrem até do facto das vacinas estarem em ampolas até cinco doses, depois apurou-se que de acordo com a seringa utilizada poderiam ser seis doses. Isso são situações inesperadas e que podem ter criado a necessidade de administrar a pessoas que não constavam das listagens enviadas. Mas, tudo isso são possibilidade e é preciso que se clarifiquem".

O secretário referiu, ainda, que "a ação inspetiva é sobre todo o processo de administração de vacinas até esse momentos".



PUB
Regional Ver Mais
  • Autarca condenado por peculato na ilha Graciosa vai recorrer da decisão
     
    O presidente da Junta de Freguesia da Luz, na ilha Graciosa, nos Açores, anunciou que vai recorrer da decisão do tribunal que o condenou por peculato e falsificação de documentos, alegando que foi “injustamente sentenciado”
  • Marinha coordena resgate médico ao largo dos Açores
     
    A Marinha coordenou, no passado dia 13 de maio, o resgate médico de um tripulante de 36 anos, de nacionalidade ucraniana, que necessitava de cuidados médicos hospitalares urgentes, apresentando um quadro clínico de crise hipertensiva

  • IROA reduziu em 40% a dívida financeira em 2024

  • Administradora do HDES admite que o hospital modular foi escolha clínica

  • Grupos Oriental e Central dos Açores sob aviso amarelo por causa da chuva
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.