Autor: Lusa/AO online
Aos 23 anos, quatro meses e 11 dias, Vettel tornou-se o mais jovem campeão do Mundo da história da Fórmula 1, suplantando o britânico Lewis Hamilton, campeão em 2008, com 23 anos, 10 meses e 26 dias.
Hamilton tinha, por seu turno, batido o recorde do espanhol Fernando Alonso (Ferrari) - campeão com 24 anos, 1 mês e 27 dias em 2005 - que partiu para a corrida na liderança do campeonato, mas terminou em sétimo, quando precisava do quarto lugar para conquistar o seu terceiro título.
Vettel, que deu o primeiro título à Red Bull - campeã do mundo de construtores -, terminou com 256 pontos, mais quatro do que Alonso, depois de ter arrancado para a última prova da época na terceira posição, atrás de Alonso e do seu companheiro de equipa, o australiano Mark Webber.
O germânico partiu da ‘pole position’ e dominou praticamente toda a corrida, com uma estratégia de paragem nas boxes que se mostrou a mais acertada, cumprindo as 55 voltas 1:39.36,837 horas, à média de 183 km/hora, para somar a sua décima vitória na temporada.
Os pilotos da McLaren-Mercedes, os britânicos Lewis Hamilton e Jenson Button, respetivamente campeões em 2008 e 2009, completaram o pódio, terminando em segundo e terceiro, seguidos do alemão Nico Rosberg (Mercedes), do polaco Robert Kubica (Renault), do russo Vitaly Petrov (Renault) e de Alonso.