ERC

SATA Rallye Açores de 25 a 27 de abril de 2013

SATA Rallye Açores de 25 a 27 de abril de 2013

 

Arthur Melo   Motores   5 de Nov de 2012, 23:59

Calendário do European Rally Championship coloca a prova açoriana como a quarta de um calendário de treze eventos para o próximo ano

O SATA Rallye Açores vai disputar-se entre os dias 25 e 27 de abril de 2013, sendo a quarta prova do calendário do European Rally Championship (ERC - Campeonato Europeu de Ralis), composto por treze eventos.

O calendário foi divulgado pela Eurosport Events, entidade responsável pela organização do ERC a partir do próximo ano, embora o mesmo ainda careça de algumas confirmações por parte de alguns países/organizadores.

Confirmada está a data da prova organizada pelo Grupo Desportivo Comercial mas não nas datas pretendidas pela sus Comissão Organizadora.

A intenção era realizar a prova em maio ou junho mas o peso da Córsega e do Ypres Rally (Bélgica) terão "atirado" o SATA Rallye Açores para os dias 25, 26 e 27 de abril.

No entanto, há ainda a possibilidade de negociar a transferência da prova para o início de junho, atendendo a que o Rali da Croácia (6 a 8 de junho) ainda aguarda confirmação de apoio governamental.

Para além disso, as provas dos meses de julho (11 a 13 e 25 a 27) ainda não foram atribuídas, atendendo a que a Eurosport Events (entidade parceira da Federação Internacional do Automóvel - FIA) ainda está em negociações com organizações na Bulgária, Roménia, San Marino e Turquia.

O novo ERC agrega as mais importantes provas do Intercontinental Rally Challenge (Irlanda, Açores, Córsega, Bélgica, República Checa e Itália) e do antigo "Europeu", competição que perdeu espaço competitivo com o surgimento do IRC em 2007. 

A FIA convidou a Eurosport Events (entidade que organiza o IRC) a criar um ERC competitivo e bastante atrativo para pilotos e marcas, através de uma junção das duas provas, criando um campeonato misto (neve, asfalto e terra) cujas datas não coincidam com as do World Rally Championship (WRC). 

Embora divulgado, o calendário terá de ainda ser ratificado pelo Conselho Mundial da FIA.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.