Santa Clara visita Sporting de Braga a 15 de dezembro

A Liga Portuguesa confirmou na passada sexta-feira (dia 28), em comunicado oficial, as datas dos jogos relativos à 14.ª jornada da competição. O Santa Clara desloca-se à “Pedreira”, no dia 15 de dezembro, para defrontar o Sporting de Braga, a partir das 17h45




As datas da 14.ª ronda, que até então não estavam confirmadas, foram anunciadas na passada sexta-feira (dia 28 de novembro) em comunicado oficial partilhado pelo site da Liga Portugal. 

Relativamente ao histórico de confrontos entre os dois emblemas, é importante relembrar o recente encontro, no passado dia 29 de outubro, a contar para os quartos-de-final da Taça da Liga, em que o Sporting de Braga goleou por 5-0 a formação açoriana, com tentos de Pau Víctor, Lelo, Fran Navarro, Diego Rodrigues e Gabriel Moscardo.

No que diz respeito à I Liga, o Santa Clara vai tentar pelo menos igualar o resultado alcançado no Estádio Municipal de Braga na época 2024/2025, em que empatou a uma bola (1-1), com um golo de Ricardinho, ex Santa Clara, aos seis minutos.

O conjunto micaelense, que tem feito, até ao momento, uma temporada algo instável, somando apenas três vitórias na principal competição de futebol portuguesa, vai à procura de conquistar a segunda vitória fora de casa, depois de ter ganho por 0-1 ao Estoril na terceira jornada da prova, realizada a 6 de novembro.

Face ao desempenho dos “encarnados” de Ponta Delgada na época, ocupam, à data, o 12.º lugar da tabela classificativa, com 12 pontos somados, a três pontos da zona de despromoção. 

Atrás do Santa Clara, apenas está o Nacional, com os mesmos 12 pontos; Estrela da Amadora, com 11; Casa Pia, com 9, assim como Tondela e Arouca, e a fechar a tabela classificativa, o AFS, com apenas 3. 

Antes da partida frente ao Sporting de Braga, o Santa Clara recebe ainda no próximo dia 6 de dezembro (sábado) o Casa Pia, 15.º classificado, com nove pontos. O jogo a contar para a 13.ª jornada, está agendado para as  14h30, no Estádio de São Miguel.

Ainda na 14.ª jornada, o Sporting, atual campeão em título e segundo classificado esta época com 31 pontos, é o primeiro dos três “grandes” a disputar esta ronda da prova. 

No Estádio de Alvalade, os “leões” recebem o AFS, a partir das 19h30 de sábado, dia 13 de dezembro, partida que vai ser transmitida pela SportTv1.

Antes disso, às 14h30, jogam-se as partidas inaugurais da jornada. Também em Lisboa, o Casa Pia vai receber o Gil Vicente, enquanto o Vitória de Guimarães visita Vila do Conde para defrontar o Rio Ave.

Já no domingo, dia 14 de dezembro, o Benfica, visita o reduto do Moreirense, a partir das 17h00, jogo que vai ter transmissão em canal aberto, na TVI. As “águias” ocupam o terceiro lugar da classificação, com 28 pontos, menos seis que o FC Porto. 

Já no Estádio Municipal de Famalicão, a formação “famalicence” recebe,  horas antes, às 14h30, o Estoril.

O último confronto do dia está agendado para as 19h30 e vai pôr frente a frente Arouca e Alverca, no Estádio Municipal de Arouca.

Por fim, na segunda-feira, dia 15 de dezembro, o FC Porto, atual líder do campeonato com 34 pontos,  recebe o Estrela da Amadora no jogo de encerramento da jornada, no Estádio do Dragão, a partir das 19h45.

De recordar que o FC Porto  ainda não averbou nenhuma derrota esta época, tendo apenas conquistado um empate na visita ao Benfica na quarta jornada da competição, a 5 de outubro, a par das 11 vitórias alcançadas nas restantes jornadas.

Programa  da 14.ª jornada

Sábado (13 dezembro)

Casa Pia - Gil Vicente, 14h30;
Nacional - Tondela, 14h30;
Rio Ave - Vitória de Guimarães, 17h00;
Sporting - AFS, 19h30.

Domingo (14 dezembro)

Famalicão - Estoril, 14h30;
Moreirense - Benfica, 17h00;
Arouca - Alverca, 19h30.

Segunda  (15 dezembro)

Sporting de Braga - Santa Clara, 17h45;
FC Porto - Estrela da Amadora, 19h45.



PUB

Das 50 vagas disponibilizadas para os hospitais e centros de saúde, apenas 31 foram preenchidas. Medicina Geral e Familiar tinha 22 lugares, mas só irá receber 12 internos. Sindicato diz que especialidade não é atrativa pela carga de trabalho