Autor: André Medina
A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) anunciou, a desclassificação do piloto açoriano Rúben Rodrigues do Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Rodão.
De acordo com o documento divulgado, a decisão do Colégio de Comissários Desportivos (CCD) prende-se com a “utilização de combustível não autorizado” para uma viatura de classe Rally2 do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), situação que resultou numa infração direta do Aditamento n.º 1 ao Regulamento Particular da prova, publicado a 11 de junho de 2025.
Segundo o documento em referência, apenas seria admitido o combustível do tipo PANDAMAX 102 para viaturas do grupo Rally2, tal como é o caso do Toyota Yaris GRRally2 que o campeão dos Açores em título, em dupla com Rui Raimundo, tem utilizado em todas as provas do calendário nacional esta temporada.
Além de Rodrigues, os pilotos Pedro Almeida, Paulo Neto, Diogo Marujo, Ernesto Cunha e João Barros foram desclassificados, pelo mesmo motivo, da quinta prova do calendário do CPR, que se disputou nos dias 13 e 14 de junho.
Recorde-se que Rúben Rodrigues havia terminado o rali levado a cabo pela Escuderia Castelo Branco na oitava posição à geral.