Açoriano Oriental
Ricardo Moura recorda as disputas no Campeonato das 2 Rodas Motrizes
Nos primeiros tempos nos ralis, Ricardo Moura integrou um bastante competitivo plantel de pilotos que lutavam ao segundo pela vitória na categoria de 2 Rodas Motrizes. (*Leia a reportagem completa sobre a carreira de Ricardo Moura no jornal Açoriano Oriental de segunda-feira, 27 de março de 2017)
Ricardo Moura recorda as disputas no Campeonato das 2 Rodas Motrizes

Autor: Rui Jorge Cabral

Moura guiou então um Seat Ibiza GTi; um Citroën Saxo Cup e um original Daewoo Lanos Kit Car. Esta marca coreana já nem existe e o Lanos, um coupé de linhas desportivas e ruído estridente, dava a sensação de ser um grande carro, mas na verdade só o virtuosismo de Ricardo Moura o fez ganhar com ele o seu primeiro título regional das 2 Rodas Motrizes, em 2001.

Ricardo Moura lembra que “para o público e exteriormente, o Daewoo Lanos era um carro muito exuberante e parecia ser um carro muito bom, mas sempre disse que o carro era um ‘charuto’ que não andava, embora muita gente achasse que a minha supremacia em algumas situações era por causa do carro”.


Dúvidas que ficaram definitivamente esclarecidas em 2003, quando Ricardo Moura volta a ganhar o regional das 2 Rodas Motrizes, mas agora já com um Citroën Saxo igual ao da concorrência. “O ano de 2003 deu-me um prazer enorme, porque ganhámos 10 ralis consecutivos até ao início de 2004”, recorda o piloto.


Depois, já no Team Além Mar, Ricardo Moura teve três anos de aprendizagem e evolução, sempre com carros menos evoluídos do que os ‘ases’ da época – Horácio Franco, Fernando Peres e Gustavo Louro – embora ainda assim tenha começado a ganhar troços à geral logo em 2006, quando no asfalto molhado da Terceira, os carros nivelaram-se e a pilotagem de Ricardo Moura sobressaiu.

 

Leia também a reportagem publicada na edição impressa do jornal Açoriano Oriental de segunda-feira, 27 de março de 2017

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados