Revista de imprensa nacional

A resistência de Portugal face a uma intervenção do FMI quando a Irlanda já está em negociações técnicas, a cimeira da NATO e o aumento de receitas com impostos do tabaco são temas hoje em destaque na imprensa.


O jornal i faz manchete com a palavra “FMI” sobre a imagem das duas cervejas típicas da Irlanda e de Portugal (a Guiness e a Sagres) e escreve Duas cervejas. Dois países. Um destino.

Segundo adianta, a Irlanda já está a negociar com o FMI, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia um pacote de 100 milhões de euros e Portugal é o próximo da lista, garantem os economistas.

O tema é também destaque nos dois diários económicos, com o Jornal de Negócios a escrever "NEUROse", adiantando que a Irlanda não pediu ajuda na terça feira como queriam alguns países europeus, mas acabou por aceitar iniciar negociações técnicas com o BCE, Comissão Europeia e FMI para preparar 'rapidamente’ um programa de apoio à banca.

O jornal refere que Bruxelas considera que Portugal tem “situação muito diferente da Irlanda” e que a taxa de juro para financiar Portugal a um ano pode chegar hoje a 4 por cento.

No Diário Económico, o título principal diz "Portugal resiste, Irlanda já negoceia", explicando que a Irlanda assumiu na terça feira à noite que está a negociar com Bruxelas e o FMI ajudas para salvar a banca.

Em Lisboa, acrescenta o jornal, o Governo garante que não necessita de apoio externo.

Também o Público salienta "Portugal demarca-se da Irlanda e afasta para já necessidade de recorrer ao FMI".

De acordo com o jornal, o Governo de Dublin foi convidado pelos países da zona euro a definir com máxima urgência um programa de apoio aos seus bancos em dificuldades, sendo que as negociações vão prosseguir hoje em Bruxelas.

O Público faz, no entanto, manchete com "'Nova' NATO para um século que já não é ocidental" e refere que a cimeira de Lisboa provoca uma reposição de fronteiras e obriga a fortes medidas de segurança.

O Jornal de Notícias acrescenta que o controlo de fronteiras já teve como resultado “oito detidos, 19 impedidos de entrar e um expulso”, enquanto o Correio da Manhã diz que foram apanhados radicais nas fronteiras.

Este jornal destaca que o "Estado ganha mil milhões com tabaco", adiantando que as receitas fiscais com os cigarros disparam em 2010 e ultrapassaram um ritmo diário de 3,9 milhões entre janeiro e setembro, especificando que o imposto é de 2,7 euros por maço de 3,5 euros.

No Diário de Notícias, a manchete noticia que os “trabalhadores das câmaras querem levar autarcas a tribunal", explicando que os presidentes das autarquias que não concederam aumentos salariais consoante as avaliações de desempenho ou voltaram atrás na decisão vão ter processos de responsabilização civil.

O jornal salienta ainda que os 22 jogadores que vão compor o “duelo ibérico” valem 504 milhões de euros, 243 milhões dos quais são referentes à seleção portuguesa.

NO JN, o destaque é dado a "Grandes imobiliárias escapam à crise", já que os portugueses compram e vendem casa a preços inferiores aos de há dois anos. O jornal adianta que a banca estrangeira oferece melhores condições no crédito à habitação.

A imprensa de hoje salienta ainda outros temas como o fecho de 200 escolas no final do ano letivo e a atenção do presidente norte-americano à crise portuguesa (DN), a menor oferta nos centros de emprego e a falta de apresentação de contas de 2008 e 2009 pelo Instituto de Gestão Financeira de Infra-estruturas da Justiça, que gere os dinheiros e o património do sector (Público).

O Jornal de Negócios adianta que o concurso foto voltaico atrai 70 empresas e pode deixar EDP de fora, mas o Diário Económico garante que os franceses ganham foto voltaicas e garantem mais de 100 milhões de euros ao Estado.

A revista semanal Focus faz capa com o presidente norte-americano Barack Obama, dizendo que, desde a tomada de posse, já esteve em 24 países e fala ainda das consequências da cimeira da NATO, do novo conselho estratégico e do que vai mudar na segurança mundial.

Nos desportivos, A Bola faz manchete com o jogo entre Portugal e Espanha, escrevendo 'Bienvenidos' (mas vamos ganhar aos campeões do mundo!", enquanto o Record salienta a indefinição do jogador Izmailov já que os “Leões não o querem num rival".

O Jogo destaca um "Novo ataque [do Benfica] a Mori" para já ou no final da época.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares