Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
As notícias de que há bebidas com leite chinês à venda em Portugal e que a lei contra pedófilos está há um ano na "gaveta" estão hoje em destaque na imprensa de Lisboa.

Autor: Lusa/AO
"Bebida de leite chinês à venda em Portugal desmente nota da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)" escreve o Público em manchete, a propósito do leite contaminado que já vitimou várias crianças na China.

    O jornal adianta que foram encontradas bebidas de leite chinesas, horas depois da ASAE ter assegurado que não existiam esses produtos à venda em Portugal.

    Este diário noticia também que "quase metade dos peritos que avaliam se um medicamento passa ou não a ser comparticipado pelo Estado colaboram ou colaboraram com empresas farmacêuticas".

    "Lei contra pedófilos há um ano na gaveta" lê-se na manchete do Correio da Manhã, referindo que a lei para afastar acusados de pedofilia de empregos relacionados com crianças tinha sido prometida para 2007.

    Este diário salienta também o acidente com um autocarro escolar, quinta-feira em Lisboa, que causou seis feridos.

    O mesmo assunto consta da primeira página do Jornal de Notícias, que titula "Autocarro voou para cima de [automóvel] ligeiro".

    Contudo, a manchete deste jornal diz respeito à comercialização de produtos chineses com leite em Portugal, sublinhando que há "rebuçados perigosos à venda em Portugal".

    "Denunciante do ´processo das casas´ queixa-se de ameaças de morte", refere o título principal do Diário de Notícias.

    O jornal realça ainda a presença do Presidente da República na bolsa de Nova Iorque e a intenção da União Europeia de tirar "comida de plástico" das escolas".

    "Vale e Azevedo deve 400 mil euros de renda em Londres", diz o 24horas, salientando que o antigo presidente do Benfica "vive numa mansão de luxo" mas que "não paga há meses".

    Nos económicos, o Jornal de Negócios adianta que só 3.500 funcionários vão receber prémio este ano, enquanto o Diário Económico salienta o pedido do Presidente da República para que o próximo Orçamento de Estado seja contra a crise.

    Este diário realça ainda uma sondagem, cujos resultados indicam que o PS está longe da maioria absoluta e que o PSD está em "queda".

    "Fisco devolve IRS cobrado nas comissões imobiliárias" lê-se na capa do Semanário Económico.

    Este jornal destaca ainda as consequências da crise financeira.

    O Semanário dedica o principal espaço da capa à eventual candidatura de Santana Lopes à Câmara de Lisboa, que diz ganhar “cada vez mais apoios”, e anuncia “Só Cavaco pode travar Santana”.

    O jornal indica que “Ferreira Leite, por vontade política ou por razões tácticas, aceita o ex-primeiro-ministro. O único obstáculo pode vir de Cavaco Silva”.

    Na véspera do Benfica-Sporting, o desafio mais importante da quarta jornada da Liga, os matutinos desportivos destacam os últimos pormenores e salientam a questão das arbitragens.

    O Jogo faz capa com uma declaração do técnico do FC Porto, Jesualdo Ferreira, que se queixa das arbitragens, alertando para o facto do processo Apito Dourado poder estar a condicionar os árbitros.

    “Vítima do Apito Dourado, não”, sublinha o jornal, sobre foto do treinador dos tricampeões portugueses, referindo que Jesualdo Ferreira receia que os três principais clubes estejam a ser alvo de arbitragens menos “competentes”, como efeito do processo Apito Dourado.

    “Se olharem para os jogos do FC Porto, Benfica e Sporting e os avaliarem, perceberão que as minhas observações, agora, não são nem choradinho, nem pressão. É uma análise clara dos três jogos”, referiu.

    O matutino diz que em Alvalade “ainda há esperança em Izmailov” para o jogo com o Benfica e que Nuno Gomes (Benfica) aconselhou aos adeptos que “exijam resultados”.

    A Bola anuncia que Pablo Aimar e Miguel Veloso têm “encontro marcado” no sábado, pois vão ser titulares no Benfica-Sporting.

    Sobre fotos dos dois jogadores, o jornal diz que o argentino do Benfica “deve roubar lugar no ataque a Nuno Gomes”, enquanto o médio do Sporting “está garantido porque Izmailov não recupera”.

    O matutino anuncia ainda que o argentino Lucho Gonzalez, do FC Porto, não defronta hoje o Paços de Ferreira e está “em risco para a Champions”, referindo-se ao desafio de terça-feira em Londres contra o Arsenal.

    O Record faz manchete com uma foto de Miguel Veloso e o título “Veloso titular na Luz”, explicando que o “médio recupera lugar no meio-campo do Sporting”.

    Ainda no lado dos “leões”, o jornal anuncia “Caneira e Izmailov de fora no dérbi” e que “Liedson e Vukcevic devem ser convocados”.

    Quanto ao Benfica, o Record refere que a dupla atacante vai ser formada por Cardozo e Aimar, enquanto Nuno Gomes fica de fora.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados