Revista da imprensa de Lisboa

Os diários destacam hoje a vitória de Dilma Rousseff nas presidenciais brasileiras, uma circular do ministério da Educação que pede a professores restituição de verbas pagas e uma sondagem sobre o impacto do Orçamento do Estado nas famílias.


Dilma Rousseff é hoje a personalidade comum aos diários, que destacam a sua vitória nas eleições brasileiras, tornando-se a primeira mulher presidente da República do Brasil.

No entanto, para destaque o Jornal de Notícias (JN) escolheu uma sondagem que afirma que “Portugueses apoiam greve geral, mas não a vão fazer”, acrescentando também que “59 por cento concordam com a paralisação, mas 71 por cento não vão participar”.

O JN adianta que o Orçamento “merece não de 55 por cento [dos inquiridos], embora 54 por cento digam ser importante aprová-lo”, e revela ainda que “92 por cento [dos inquiridos] acham que os sacrifícios não têm sido repartidos de forma equitativa e justa”.

A mesma sondagem no DN dá destaques diferentes: este diário realça que “70 por cento dos portugueses preveem novo aumento de impostos” e que os “Funcionários do Estado são os mais inclinados à greve”.

Em manchete, o Diário de Notícias (DN) revela que o “PS impõe a Teixeira dos Santos um novo corte na despesa”, acrescentando que o líder do PSD “avisa que ‘o pior ainda está para vir’” e que a “Administração Pública mantém salários superiores ao do PR” Cavaco Silva.

“Professores [estão a ser] ameaçados de recuar na carreira e [de] restituir vencimentos”, revela o principal título do Público, que explica que “circulares com regras detalhadas chegaram às escolas sexta feira e intimam diretores a verificar se são responsáveis por ‘situações incorretas’”.

“Os diretores são chamados a promover ‘a restituição das quantias’ que tenham sido pagas aos docentes ao abrigo de uma interpretação da lei diferente da agora divulgada” pela Direcção-geral dos Recursos Humanos da Educação, explica o jornal.

“Máfias inglesas ativas no país”, destaca o Correio da Manhã (CM), realçando que a “PJ investiga vários casos que mostram a preferência de gangs por Algarve e Grande Lisboa”.

O CM revela ainda que no processo “Face oculta”, “Armando Vara e Lopes Barreira [são] suspeitos de branquear milhões”, segundo um “novo inquérito aberto a partir das contradições reveladas pela perícia financeira da investigação”.

Numa entrevista ao i, o líder parlamentar socialista, Francisco Assis, considera que “José Sócrates e Passos Coelho deveriam falar mais vezes”.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares