Nigéria

Reféns libertados após dez dias de cativeiro

Sete pessoas – dois franceses, dois norte-americanos, dois indonésios e um canadiano – foram libertadas depois de terem sido raptadas no dia 8 de uma plataforma petrolífera na Nigéria, anunciou a ministra francesa dos Negócios Estrangeiros, Michele Alliot-Marie.


O grupo foi raptado da plataforma de extracção de petróleo da empresa Afren pelo Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND), um grupo armado que luta por uma repartição dos proveitos petrolíferos.

A libertação deste grupo de sete pessoas acontece uma semana depois de outros três franceses, que trabalham numa outra companhia petrolífera, terem sido sequestrados noutro campo de extracção naquele país.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também demonstrou “particular preocupação” por outros cinco trabalhadores, do grupo nuclear francês Areva, sequestrados na Nigéria no passado dia 16 de Setembro, e que estão nas mãos da Al Qaida no Magrebe Islâmico.

Dois jornalistas da estação de televisão pública France 3 também estão reféns no Afeganistão desde 30 de Dezembro passado e um agente dos serviços secretos franceses está sequestrado na Somália desde o dia 14 de Julho do ano passado.
PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias