Realidade dos sem-abrigo é “cada vez mais preocupante”

Afirmam os deputados socialistas, que se reuniram com a Associação Novo Dia e apelaram a “uma maior cooperação entre instituições” para garantir respostas habitacionais



O grupo parlamentar do PS/Açores considera “cada vez mais preocupante” a realidade das pessoas em situação de sem-abrigo e com dependências, sendo este “um problema que está a atingir proporções verdadeiramente alarmantes, sobretudo na ilha de São Miguel, com impactos evidentes também na perceção de segurança da população”.

Após uma reunião do grupo parlamentar do PS/Açores com a Associação Novo Dia - Associação para a Inclusão Social, a deputada socialista, Cristina Calisto, citada em nota de imprensa, reconheceu que, apesar de alguns aspetos positivos, “as respostas do Governo Regional têm-se revelado manifestamente insuficientes, como demonstra o agravamento contínuo desta problemática social e de saúde pública”.

Para Cristina Calisto, “a realidade no terreno mostra que o problema cresce a cada dia que passa, exigindo uma intervenção mais determinada, coordenada e eficaz”.
Nesse sentido, os deputados socialistas entendem ser fundamental “reforçar os meios das instituições que trabalham diariamente no terreno, como a Associação Novo Dia, garantindo melhores condições de atuação aos técnicos”.

Isto ao mesmo tempo que defendem “a revisão e o reforço dos protocolos de financiamento, de forma a assegurar que as equipas de rua dispõem dos meios adequados para responder com proximidade, humanidade e eficácia”.

Citada em nota de imprensa, Cristina Calisto considera ainda urgente “uma maior cooperação entre instituições, designadamente entre o Governo Regional com outras entidades públicas, como as autarquias locais, no sentido de criar respostas habitacionais e articuladas que evitem que mais pessoas permaneçam na rua, sobretudo durante o inverno, agravando situações de vulnerabilidade extrema”. Até porque, conclui a deputada socialista,  “retirar as pessoas da rua é uma responsabilidade coletiva e uma solução que beneficia toda a comunidade”.

PUB