Autor: Henrique Linhares
Ficou consumada a passagem do Rabo de Peixe à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, após uma vitória algo sofrida contra o Oliveira do Douro.
O técnico Hélio Oliveira optou por deixar no banco de suplentes Diogo Andrade e Diogo Motty, entregando ainda a titularidade no centro da defesa ao jovem Marcos Pacheco, que esteve seguro ao longo de toda a partida.
A exibição dos pescadores não foi consistente, variando entre momentos de bom futebol coletivo e outros de alguma desorganização.
A chave para o triunfo esteve nos pés de João Ventura, protagonista de uma fantástica exibição. O pé esquerdo do extremo estava calibrado e, no primeiro tempo, valeu dois golos (6’ e 27’), com ambos a resultarem de finalizações no interior da grande área.
OOliveira do Douro mostrou atrevimento e na primeira parte chegou ao golo de penálti, por intermédio de Bruno Pellegrini, aos 23’.
No segundo tempo as ocasiões de perigo repartiram-se pelas duas equipas. Luís Gaspar podia ter feito o 3-1 após excelente trabalho deJoão Ventura, mas desperdiçou.
Em sentido inverso, os nortenhos chegaram mesmo ao
empate, graças a um tento de cabeça do defesa canadiano Juvy Kooner, na
recarga após defesa de Imerson.
O golo da vitória dos pescadores teve novamente contribuição de Ventura, desta vez com a assistência para Marcelo Santos, avançado brasileiro que marcou no jogo de estreia pelo Rabo de Peixe.
Substituído já na parte final do encontro, João Ventura foi mesmo alvo de uma ovação de pé por parte dos adeptos do clube da vila piscatória.
O Rabo de Peixe garante assim o acesso à
3.ª eliminatória da prova rainha do futebol português, depois de um
duelo em que passou por alguns momentos complicados.
Ainda assim, a vitória acaba por se ajustar, uma vez que os pescadores conseguiram criar mais situações claras de golo.
Para além disso, frente a um adversário que ocupa a zona de descida da Série B do Campeonato de Portugal, ficou claro que os pupilos de ‘Hélinho’ não só praticam melhor futebol como também têm jogadores de um patamar acima.