Açoriano Oriental
Quase todo o país apresenta hoje risco alto de exposição a raios ultravioleta
Quase todo o país apresenta esta sexta-feira risco alto de exposição a radiações ultravioletas (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Autor: Lusa/AO Online

 

O IPMA informa na sua página na Internet que todas as regiões do país, com exceção de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta (grupos Central e Oriental dos Açores), apresentam risco alto de exposição a radiações UV.

O índice UV apresenta cinco níveis, entre o baixo (1 e 2) e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA recomenda em casos de níveis de índice alto que as pessoas usem óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar.

O IPMA colocou hoje sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga e Leiria, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 08:00 de sábado e as 17:59 de domingo devido à persistência de temperaturas máximas elevadas.

Para hoje no continente, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado de noroeste no litoral a norte do Cabo de Sines durante a tarde.

Nas terras altas das regiões norte e centro, o vento soprará moderado de nordeste, em especial até meio da manhã e para o final do dia.

A previsão aponta também para uma pequena subida das temperaturas máxima e mínima na região sul e no litoral oeste.

Em Lisboa, Coimbra e em Braga prevê-se uma máxima de 33 graus Celsius, Évora terá 35, Beja e Leiria 34, Viana do Castelo, Porto, Vila Real e Viseu 30, Castelo Branco 32, Faro 28, Funchal e Angra do Heroísmo 24, Ponta Delgada 24 e Santa Cruz das Flores vinte e seis.

 

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.