PSD propõe consenso do parlamento para apoiar Estado português nas negociações com EUA

O PSD vai propor no parlamento um consenso entre todos os partidos para apoiar as decisões do Estado português nas negociações com as autoridades norte-americanas sobre o futuro da base das Lajes, anunciou o deputado António Rodrigues.


 

"O mais relevante é tentarmos buscar o consenso, vendo também qual é o papel que o parlamento português pode ter nesta matéria. Entendemos que é necessário ter uma intervenção não só de esclarecimento, mas uma intervenção proactiva, quer junto dos parlamentares americanos, quer junto dos luso eleitos" nos Estados Unidos, afirmou hoje o social-democrata.

António Rodrigues falava durante uma audição dos ministros de Estado e Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, nas comissões parlamentares de Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, a propósito do anúncio dos EUA de pretenderem reduzir a presença na base das Lajes, na ilha Terceira, Açores.

"Queremos levar isto mais longe: nesta ideia de consenso e nesta busca de encontrar uma posição única do Estado português, apresentaremos amanhã [quarta-feira] um projeto de resolução ao plenário da Assembleia da República que consagra este objetivo, que é de dotar o Governo português - onde está o Governo regional também -, para encontrar uma posição firme, forte e determinada do Estado português", disse.

O PSD convida "todos os partidos" a procurar uma "plataforma de entendimento", acrescentou o deputado do PSD.

"Não estando as negociações fechadas, havendo uma reunião da bilateral ainda em maio ou junho, possamos dar dimensão parlamentar e suporte político às decisões do Estado português sobre esta matéria", afirmou António Rodrigues.

Para o social-democrata, Portugal deve ter uma "uma posição negocial, forte, firme e determinada, perante aqueles que, mesmo sendo aliados, nesta circunstância surgem como contraparte".

PUB

Eurodeputado açoriano, do PSD, participou na missão de alto nível inserido no Egito, em encontros que reuniram decisores políticos de toda a região euro-mediterrânica.