Açoriano Oriental
Covid-19
PSD/Açores quer “apoio urgente” às associações de bombeiros

O PSD/Açores entregou, esta segunda-feira, no parlamento uma iniciativa que pede um “apoio urgente” às associações de bombeiros voluntários para que as corporações possam fazer face às “grandes dificuldades de tesouraria” resultantes da pandemia de Covid-19.

PSD/Açores quer “apoio urgente” às associações de bombeiros

Autor: Lusa/AO Online

Segundo a iniciativa dos sociais-democratas, é proposta ao Governo Regional - de coligação PSD/CDS-PP/PPM - a “adoção de medidas de apoio urgentes às associações humanitárias de bombeiros voluntários da região, para fazer face às contingências resultantes da pandemia da Covid-19”.

“Este apoio poderá ser aferido com base na despesa com remunerações ou a título de compensação em função da redução da faturação, devendo a opção por uma destas modalidades de apoio ser negociada com cada instituição, em função da sua realidade específica”, refere o projeto de resolução apresentado pelo PSD/Açores.

As corporações de bombeiros da região, diz o partido, "nunca receberam do governo anterior o apoio de emergência específico, aprovado no parlamento em maio de 2020, para compensar a perda de rendimentos e as despesas acrescidas em contexto de pandemia que foi recomendado de forma unânime pelo parlamento".

Segundo o parlamentar Carlos Ferreira, citado em nota de imprensa, “se em maio de 2020 as dificuldades das associações eram já motivo de grande preocupação, o prolongamento temporal desta pandemia torna ainda mais urgente e relevante o apoio da região às corporações e aos bombeiros dos Açores”.

O PSD/Açores alerta que “as associações humanitárias de bombeiros voluntários debatem-se com grandes dificuldades de tesouraria e de sustentabilidade financeira", devido à "diminuição das receitas", em virtude da pandemia.

Segundo assinala o deputado social-democrata, assistiu-se à "redução dos serviços prestados nos aeroportos e aeródromos regionais com a redução dos voos comerciais, uma importante fonte de rendimento das associações de bombeiros" e houve ainda uma "quebra de rendimentos resultante da diminuição dos serviços de transporte não urgente de doentes, outra das fontes de receita destas instituições".

Há ainda "a eliminação quase a 100% da prestação de serviços variados, como o apoio à segurança de eventos culturais e desportivos, que foram suspensos ao abrigo das medidas de prevenção do contágio”, acrescenta.

Neste sentido o parlamentar do PSD/Açores refere que, face a todos os constrangimentos que enfrentam, as corporações de bombeiros dos Açores “carecem de medidas de apoio financeiro extraordinário" destinado a comparticipar "o pagamento de salários, para assegurar a manutenção dos postos de trabalho dos bombeiros voluntários assalariados e outros trabalhadores das associações”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados