Açoriano Oriental
Plano e Orçamento para 2008
PSD/A propõe mais verbas para Saúde e redução do preço de passagens
Um reforço de 18 milhões de euros para a Saúde e uma redução de 20 por cento nas tarifas aéreas interilhas são duas das principais propostas de alteração do PSD/Açores ao Plano e Orçamento para 2008.

Autor: Lusa / AO online
Em declarações aos jornalistas à margem dos trabalhos da Assembleia Legislativa dos Açores, que está a debater os documentos do Governo Regional socialista, o líder da bancada social-democrata alegou que estas são duas áreas de importância fundamental para os açorianos.

No primeiro caso, o PSD/Açores entende que é necessário reforçar as dotações da Saúde, para combater as listas de espera e, também, aumentar os valores dos reembolsos aos utentes, explicou Clélio Meneses.

“Não se percebe que um açoriano pague por uma consulta 70 ou 80 euros e receba de reembolso 1,75 euros”, alegou o líder parlamentar do PSD.

Os social-democratas defendem, também, uma redução das tarifas aéreas da transportadora SATA entre as ilhas dos Açores em 20 por cento, alegando a importância dos transportes na mobilidade dos açorianos, mesmo que dentro da região.

Além destas duas propostas, o PSD propõe ainda um aumento das dotações para a construção de creches e lares de idosos, assim como o reforço do programa de combate e prevenção das dependências.

Para fazer face ao aumento das despesas que estas propostas originam, os social-democratas defendem a transferência de verbas da dotação provisional do Plano de Investimentos, que não está afecta a nenhuma obra nem a nenhuma ilha em concreto.

“A expectativa é que o Governo Regional as perceba e que o Grupo Parlamentar do PS as aceite, independentemente da história recente”, disse o líder da bancada do PSD.

Clélio Meneses contestou, também, o “beija-mão” que o Governo Regional promoveu ao tentar negociar com os partidos da oposição eventuais alterações ao Plano e Orçamento antes do debate parlamentar.

Apesar das propostas agora apresentadas, o líder do PSD/Açores, Costa Neves, já tinha anunciado que a bancada social-democrata vai votar contra as propostas de Plano e Orçamento para 2008, que estão em discussão até quinta-feira.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados