Autor: Lusa/AO Online
Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional, o grupo parlamentar do PS/Açores sustenta que “persistem relatos de dificuldades no funcionamento articulado entre estas duas unidades, especialmente em situações de emergência”, numa alusão ao transporte de utentes entre o hospital modular e o edifício principal do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).
Numa nota de imprensa, o maior partido da oposição, através do deputado Russell Sousa, informou que interrogou o executivo açoriano “sobre o tipo de viaturas utilizadas, se estas pertencem ao Serviço Regional de Saúde dos Açores ou são alugadas” e, neste caso, “quais as condições contratuais e os custos associados ao aluguer”.
O parlamentar quer ainda apurar dados sobre a presença de profissionais de saúde durante os transportes e as suas respetivas categorias e “qual o protocolo atualmente definido para garantir o transporte seguro e eficaz dos referidos doentes”.
Russell Sousa sustenta que a instalação do hospital modular “trouxe desafios acrescidos em termos logísticos, dado o seu funcionamento descontínuo e a necessidade de deslocação de pacientes” para o edifício principal do HDES.