Açoriano Oriental
Proteção Civil registou 200 ocorrências em todo o país devido à chuva nas últimas 16 horas

A Proteção Civil registou nas últimas 16 horas perto de 200 ocorrências, a maioria relacionada com quedas de árvores e inundações, sobretudo no distrito de Lisboa e Setúbal, disse hoje fonte do organismo.

Proteção Civil registou 200 ocorrências em todo o país devido à chuva nas últimas 16 horas

Autor: Lusa /AO Online

Em declarações à Lusa esta manhã, José Costa, oficial de serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC), explicou que entre as 16:00 de sábado e as 08:00 de hoje, foram registadas 199 ocorrências em Portugal Continental.

A maioria, 73, está relacionada com quedas de árvores, seguida de inundações (72), limpezas de via (25), quedas de estrutura (21), movimentos de massa (terra, sete) e um salvamento terrestre, enumerou.

De acordo com o responsável, os distritos mais afetados foram Lisboa, com 85 ocorrências, Setúbal, com 31, Faro, com 21, Santarém 12 e Beja, com 11.

Estiveram envolvidos 803 operacionais apoiados por 263 meios.

Às 09:00 terminaram os avisos amarelos decretados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera para os distritos de Lisboa e Setúbal relacionados com a agitação marítima e também terminou o aviso amarelo que vigorava para o distrito de Faro devido ao vento forte.

“Não estão previstos mais avisos durante o dia de hoje, voltando só durante a noite, para a precipitação em vários distritos do país”, adiantou.

Contactada pela Lusa, fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa revelou que a noite "foi calma, sem registo de grandes ocorrências".

De acordo com a página do IPMA, os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Porto, Guarda, Vila Real e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 12:00 de segunda-feira, dia 12, por previsão de precipitação por vezes forte e persistente.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC) decretou no sábado o estado de alerta especial de nível amarelo para o todo dispositivo do continente, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao agravamento das condições meteorológicas.

Na noite de quarta-feira, vários túneis da cidade de Lisboa ficaram inundados devido à chuva intensa que afetou também os municípios de, Loures, Odivelas, Amadora e Oeiras. Na noite passada, por precaução, os três túneis rodoviários na Avenida João XXI, Campo Grande e Entrecampos, em Lisboa, foram encerrados por causa da chuva.

Várias inundações cortaram estradas, acessos a estações de transporte e danificaram estabelecimentos comerciais, habitações e veículos, causando elevados prejuízos. Há a registar a morte de uma mulher em Algés, no concelho de Oeiras.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados