Açoriano Oriental
Projeto "Quinta Mágica" reforça coesão social na Graciosa

O vice-presidente do Governo dos Açores destacou a importância para o “reforço da coesão social na ilha Graciosa” do projeto “Quinta Mágica”, uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo da região de 2018.

Projeto "Quinta Mágica" reforça coesão social na Graciosa

Autor: Lusa/AO Online

Sérgio Ávila falava na cerimónia de apresentação e assinatura do acordo de parceria para o projeto “Quinta Mágica”, que prevê a criação de uma formação de 12 meses na área da agricultura biológica destinada a jovens desempregados ou com dificuldades de inserção no mercado de trabalho, no segundo dia de visita do Governo Regional à Graciosa.

O responsável pela tutela do emprego e competitividade empresarial salientou o “cuidado com que o projeto foi concebido ao prever um acompanhamento prático e individual dos formandos nas áreas sociais, pessoais, que será, certamente, facilitador de uma inserção profissional”, apontando a iniciativa como um “reforço da coesão social na ilha da Graciosa”.

Esta iniciativa tem uma componente intergeracional, “através da troca de conhecimentos sobre práticas agrícolas tradicionais, e que privilegie as culturas com tradição (…), na ótica da valorização da produção e dinamização da economia local”, lê-se na descrição da proposta.

Já foram pré-selecionados 25 formandos para o arranque desta iniciativa, previsto para o 2.º trimestre deste ano.

Sobre a próxima edição do Orçamento Participativo (OP) dos Açores, Sérgio Ávila lembrou que está aberto, até 30 de abril, o período de apresentação de ideias, e que começam hoje “os encontros participativos, que irão correr todas as ilhas dos Açores e todos os concelhos, para lhes dar a substância no sentido de evoluírem para a apresentação concreta de projetos”.

O governante admitiu esperar, novamente, uma adesão “em força”, depois de, em 2018, terem chegado 324 antepropostas, de cerca de 1.500 açorianos, tendo, daí, resultado “154 propostas finais submetidas a votação, das quais, com base no voto de quase 5.000 açorianos, saíram 29 projetos vencedores, atualmente em execução pelo Governo dos Açores, em parceria com as mais diversas entidades”.

O vice-presidente do executivo destacou a importância desta ferramenta na promoção de “uma participação ativa e informada, de modo a estimular o desenvolvimento económico e social e potenciando o surgimento de projetos que contribuam para o desenvolvimento da região”.

Para 2019, está previsto um aumento da verba afeta ao OP Açores para um milhão de euros, bem como o alargamento a mais uma área temática, a cultura.

O acordo firmado conta com a parceria do Governo, através da Vice-Presidência, da Secretaria Regional da Solidariedade Social, da Secretaria Regional da Educação e Cultura e da Secretaria Regional de Agricultura e Florestas, e com o Centro Paroquial de Nossa Senhora da Luz, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa e a Associação de Agricultores da Graciosa, que são parceiros locais da “Quinta Mágica”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados