Açoriano Oriental
Projeto MIL dá formação a artistas e profissionais da música em Évora e Ponta Delgada

O projeto MIL - Lisbon International Music Network vai promover este ano residências de criação artística, destinadas a artistas e profissionais da indústria da música residentes em Portugal, em Évora e Ponta Delgada (Açores).

Projeto MIL dá formação a artistas e profissionais da música em Évora e Ponta Delgada

Autor: Lusa

Segundo a organização, em 2024 a academia MIL acontece em Évora e em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, de 11 a 21 de novembro (‘online’) e de 25 a 30 de novembro (presencialmente).

A Academia MIL é um projeto de formação gratuita que combina uma residência de criação artística com a aprendizagem e desenvolvimento de um plano estratégico e de negócios.

“É uma atividade dirigida a artistas e profissionais da indústria da música em formação e/ou início de carreira residentes em Portugal, dando prioridade a participantes das regiões onde a academia tem lugar”, adiantaram os promotores em comunicado enviado à agência Lusa.

A formação ‘online’, de 11 a 21 de novembro, será realizada em parceria com a Arda Academy e inclui seis módulos lecionados em português: edição de discos (por Hugo Ferreira), distribuição & ‘publishing’ (Sérgio Silva), comunicação (Sara Cunha), ‘pitch’ e apresentação de ideias (Raquel Nunes), agenciamento e circulação (João Pereira) e gestão de projetos e plano de negócios (Márcio Laranjeira).

A formação presencial, que irá decorrer de 25 a 30 de novembro, realiza-se em Ponta Delgada com o apoio do festival Tremor e, em Évora, com a colaboração da Sociedade Harmonia Eborense.

No dia 30 de novembro serão apresentados os resultados das duas residências de criação artística.

A formação é gratuita e o MIL encarrega-se de transporte e alojamento para os participantes não residentes em Évora ou na ilha de São Miguel (Açores).

As candidaturas para participação na 2.ª edição das academias MIL são feitas através de um formulário disponibilizado no ‘site’ do festival (em millisboa.com), onde também se encontra o respetivo regulamento.

O MIL “dedica-se à descoberta, promoção, valorização e internacionalização da música popular atual e a uma reflexão sobre políticas e práticas culturais”, segundo informação disponibilizada na sua página na internet.

O projeto assume os formatos de festival de música, convenção, academia, residência artística, circulação e capacitação internacional e revista, antecipando tendências e provocando o debate sobre questões que determinam o futuro dos setores da música e da cultura.

O MIL teve a sua primeira edição em 2017.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.