Açoriano Oriental
Salário Minimo
Programa Qualficação-Emprego com 30 ME para abranger comércio
O Governo quer estender o Programa Qualficação-Emprego também ao sector do comércio, no âmbito da actualização para 475 euros do salário mínimo nacional (SMN), a vigorar em 2010, que hoje está a ser discutida em concertação social.

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com um documento distribuído pelo Ministério do Trabalho, o programa, que já havia sido alargado aos sectores do têxtil e vestuário, do turismo e do fabrico de mobiliário, já anunciado por José Sócrates, passa a incluir também o sector do comércio.

Com a inclusão do comércio, o custo estimado destas medidas aumenta de 50 para 80 milhões de euros, passando a abranger um total de 30 mil trabalhadores, contra os anteriores 20 mil.

Para além deste novo alargamento, entre as contrapartidas para o aumento proposto pelo Governo do SMN estão ainda medidas de "mitigação da crise" para o sector agrícola, que passam pela antecipação de pagamentos e pela criação de uma linha de crédito de 50 milhões de euros com juros bonificados, dirigida às empresas do sector agrícola e pecuário.

PUB
Regional Ver Mais
  • Universidade dos Açores com mais 82 alunos na 2.ª fase
     
    Com a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior concluída, Universidade dos Açores (UAc) recebeu 441 candidaturas, admitindo 82 alunos. Restam 183 vagas (28% do total) para a 3.ª fase
  • Sindicato denuncia "agravamento de falta de professores" em várias ilhas dos Açores
     
    O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) denunciou o “agravamento da falta de docentes em várias ilhas e grupos de recrutamento”, apelando ao Governo Regional para “repensar com urgência” o sistema de incentivos

  • Jovens açorianos relatam experiência enriquecedora e intensa na Ucrânia

  • Introdução da RAMPA deve assegurar compensações às pescas

  • premium
    FAPA alerta para falhas estruturais e defende modelo misto entre papel e digital
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.