Açoriano Oriental
Programa de Manutenção do Emprego nos Açores com 1.068 candidaturas aprovadas

O Programa de Manutenção do Emprego II, criado pelo Governo dos Açores para mitigar as consequências da pandemia da covid-19, recebeu candidaturas de 1.718 empresas, tendo 1.068 sido aprovadas, revelou o executivo.

Programa de Manutenção do Emprego nos Açores com 1.068 candidaturas aprovadas

Autor: Lusa/AO Online

Em resposta a um requerimento do Chega, disponível no portal online da Assembleia Regional, o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) avança que recebeu 1.718 candidaturas àquele programa de apoio às empresas: 1.068 foram aprovadas e 60 foram reprovadas.

A 21 de julho, o Chega/Açores alertou para a existência de "um número indeterminado de candidaturas" ao Programa de Manutenção do Emprego II, que ainda se encontram, supostamente, “em análise”, e pediu explicações ao Governo Regional sobre a situação.

Sobre as candidaturas em análise, a secretaria das Finanças lembra que o programa “intervém apenas no momento em que as empresas regionais tenham de amortizar os empréstimos que contrariam” através das linhas de crédito criadas devido à pandemia da covid-19.

“Atento o facto que os prazos de carência destas linhas se situarem entre os 12 e os 18 meses, os pagamentos dos apoios do Programa Manutenção do Emprego II só são possíveis, exigíveis e ocorrerão no decurso de 2022 e 2023”, realça a secretaria liderada por Duarte Freitas.

O Governo dos Açores releva ainda que existem 238 candidaturas que carecem de “pedidos de esclarecimento solicitados pelos serviços” da secretaria regional e outras 352 que se encontram “em análise, sendo previsível a sua conclusão a muito breve trecho”.

No requerimento, o deputado do Chega no parlamento açoriano, José Pacheco sublinha que "existe um número indeterminado de candidaturas" que ainda se encontram, supostamente, “em análise”, passado "mais de um ano e meio desde a submissão das respetivas candidaturas".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados