Açoriano Oriental
Presidente da República não assumiu as suas responsabilidades
O PCP lamentou o discurso do Presidente da República nas comemorações da República, acusando-o de não assumir as suas responsabilidades na cobertura que deu ao Governo na sua "ação destruidora" do país.

Autor: AO/Lusa

 

“É um discurso que ignora as dificuldades e o agravamento da crise politica que estamos a viver com um governo que já há muito devia ter sido demitido e que só se mantem em funções porque goza da cobertura política do Presidente da República”, disse João Oliveira do PCP, no final da cerimónia.

João Oliveira defendeu que o discurso do Presidente da República, Cavaco Silva, “ignorou olimpicamente as dificuldades” que os portugueses estão a atravessar “e sobretudo as suas próprias responsabilidades” nas dificuldades por que passam os portugueses e a democracia portuguesa.

“O descontentamento dos portugueses em relação à situação que o país atravessa não resulta de algo que se desconheça, mas de políticas concretas”, disse, destacando os “problemas” na justiça, na educação ou na saúde e defendendo “a cobertura” que Cavaco Silva tem dado às políticas do Governo.

João Oliveira disse que o discurso do Presidente ignorou a origem do descontentamento dos portugueses e “o fundamental” da situação do país.

“Era bom que uma boa parte das responsabilidades fossem assumidas por quem contribuiu para que esta situação seja assim”, concluiu.

No seu discurso nas comemorações oficiais do 5 de Outubro, oo Presidente da República, Cavaco Silva, pediu uma cultura de compromisso político por parte das forças políticas considerando que, caso contrário, há um risco de implosão do atual sistema partidário português.

O chefe de Estado propôs ainda uma reflexão urgente sobre o regime político português, destinada a encontrar soluções para os problemas de governabilidade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados