Açoriano Oriental
Prainha, em Angra do Heroísmo, já não está interdita

A interdição da utilização da Prainha, em Angra do Heroísmo, foi levantada esta sexta-feira, depois de ter sido comprovada a eficácia das medidas de mitigação aplicadas, adianta nota do executivo regional.

Prainha, em Angra do Heroísmo, já não está interdita

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na sequência da consultadoria fornecida pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, para recolha e análise certificadas de amostras de areia, foram feitas recolhas em 10 pontos da praia, distribuídos de forma homogénea para permitir identificar os focos de contaminação, recorda o governo.


Feitas novas recolhas nos mesmos pontos de amostragem, os resultados das análises, recebidos esta sexta-feira indicam, “sem margem para dúvida, a eficácia das medidas de mitigação realizadas e a eliminação da contaminação, pelo que foi decidida a reabertura daquele areal”.


Paralelamente, foi iniciado um processo de monitorização regular das areias para determinar a evolução da sua qualidade e identificar as origens de qualquer contaminação que venha a ocorrer.


“Aguarda-se o resultado de uma análise que permitirá identificar se a contaminação verificada teve origem humana”, refere a nota..


A análise dos resultados obtidos em ambas as amostragens permite concluir, “sem margem para dúvidas, que a contaminação tem origem na superfície da areia e foco junto às entradas no areal, não mostrando qualquer ligação com as águas do mar, as quais, ao longo de toda esta época balnear, sempre apresentaram excelente qualidade”, finaliza o governo.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados