Açoriano Oriental
Tarifas
PR afirma que a União Europeia fez bem em reagir com serenidade e sem pressa

O Presidente da República afirmou que a União Europeia (UE) fez bem em reagir com serenidade, sem pressa e ponderadamente à aplicação de tarifas aduaneiras por parte dos Estados Unidos

PR afirma que a União Europeia fez bem em reagir com serenidade e sem pressa

Autor: Lusa/AO Online

“A União Europeia fez bem em reagir com serenidade, sem pressa e ponderadamente. E Portugal fez bem primeiro porque tem que atuar concertadamente com a União Europeia”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à entrada para a Universidade Fernando Pessoa, no Porto, onde está a dar uma aula.

A União Europeia (UE) decidiu fazer uma pausa de 90 dias na introdução de taxas aduaneiras em resposta às adotadas por Washington para “dar tempo uma oportunidade à negociações", anunciou a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Reafirmando que a Europa esteve bem perante aquilo que estava em causa, o chefe de Estado frisou que estamos perante alguém que é imprevisível, referindo-se ao Presidente dos EUA, Donald Trump.

“E imprevisível significa que não se podem esgotar todos os trunfos, não se pode racionar a quente”, salientou.

A primeira tentação era agir rápido e em força, mas não é o mais inteligente, tendo feito bem todos aqueles que inspiraram fundo e esperaram para ver o que é que ia acontecer, sublinhou.

“E depois viram que afinal o que ia ser não era o que parecia que ia ser, porque é o estilo dele [Presidente dos EUA], o jogador é assim, joga forte e depois vê qual é a reação dos outros. São fortes ou não são fortes, negoceia-se ou não se negoceia”, disse.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.