Política

Portugal sem risco acrescido de terrorismo

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, disse esta segunda-feira em Bruxelas que os serviços de informações “estão a acompanhar a situação” de ameaças terroristas e garantiu que não há de momento qualquer indicação de “risco acrescido” para Portugal.


Amado, que falava em Bruxelas onde participa na cimeira ASEM (Europa-Ásia), comentava os alertas das autoridades norte-americanas sobre a possibilidade de eventuais ataques terroristas na Europa, designadamente no Reino Unido, França e Alemanha.

“Os serviços de segurança e informações estão a acompanhar a situação, em contacto com os serviços aliados (…) Não temos nenhuma indicação neste momento de qualquer risco acrescido em relação a Portugal”, declarou.

Questionado sobre um eventual reforço da segurança para a cimeira da NATO, que se celebra em Lisboa a 19 e 20 de Novembro, Amado limitou-se a dizer que as medidas que têm sido tomadas “são as medidas que se impõem neste momento”, e escusou-se a “entrar em pormenores”, até por não ser uma área da sua competência directa
PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal