Açoriano Oriental
Vila Franca do Campo
População insurge-se contra construção de "resort"
Presidente da Junta de São Pedro está disposta a bater o pé a Rui Melo, contra o empreendimento turístico, se necessário, em nome dos habitantes que geograficamente mais de perto convivem com o ilhéu de Vila Franca
População insurge-se contra construção de "resort"

Autor: João Alberto Medeiros
A população da Freguesia de São Pedro, em Vila Franca do Campo, está contra a disponibilização de um terreno, na orla costeira, junto ao ilhéu, para aproveitamento turístico, designadamente para a construção de um “resort”.

Em causa está o impacto ambiental que o projecto irá causar na orla costeira, retirando visão sobre o ilhéu.

Depois dos protestos da população, a presidente da Junta de Freguesia de São Pedro já fez chegar o seu parecer negativo à Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo.

A intenção de construção de um “resort” naquele terreno nobre partiu da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, mas desconhece-se qualquer projecto em concreto para o local, pelo menos para já.

A Junta de Freguesia de São Pedro está disposta a bater o pé à intenção do presidente da Câmara de Vila Franca de avançar com o “resort”.

Na zona existe um merendário e um acesso ao mar que a Junta de Freguesia de São Pedro gostaria de transformar para permitir o aproveitamento de piscinas naturais existentes no local.

Seria mais uma zona de lazer que Vila Franca do Campo ofereceria aos locais e visitantes.

Existe mesmo um projecto de aproveitamento da zona costeira em causa que aguarda parecer da Secretaria Regional do Ambiente. Para além do aproveitamento da costa da ilha mais próxima do ilhéu, a população de São Pedro gostaria de ver o mesmo recuperar a sua vertente vitivinícola.

Neste momento, o ilhéu de Vila Franca do Campo não possui qualquer tipo de cultura, estando votado ao abandono.

No seu interior, cresce apenas vegetação agreste e selvagem, sem qualquer tipo de aproveitamento.

O seu aproveitamento, actualmente, é apenas turístico.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados