Açoriano Oriental
Ponta Delgada é durante uma semana a "capital ibero-americana" da antropologia

Ponta Delgada recebe na próxima semana o XXIV Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América, sendo, durante os dias do evento, a "capital" da ciência social no contexto ibero-americano, sublinhou o presidente da câmara, José Manuel Bolieiro.

Ponta Delgada é durante uma semana a "capital ibero-americana" da antropologia

Autor: Lusa/AO Online

Subordinado ao tema “Museus, Turismo e Património", o congresso decorre pela primeira vez em Portugal, sendo um "orgulho" para a maior cidade açoriana receber um certame que trará turismo, mas também "conhecimento" e "envolvimento identitário", destacou o presidente da câmara de Ponta Delgada em conferência de imprensa.

"Este congresso tem muito a ver com os Açores. É uma honra enorme sermos o primeiro município português a avocar esta organização, e estamos a dar cumprimento também ao objetivo estratégico de no plano de desenvolvimento turístico sermos um destino de congressos internacionais", prosseguiu Bolieiro, autarca social-democrata.

A iniciativa da Universidade de Salamanca (Espanha), Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil) e Câmara Municipal de Ponta Delgada contará com a presença de professores e investigadores de Portugal, Brasil, Espanha, Cabo Verde, México, Costa Rica, Paraguai, Peru, Chile, Colômbia e China.

O evento contempla várias palestras e lançamentos de livros como o "Dicionário de Antropologia", editado por Angel Aguirre Baztán, e "Diálogo intercultural, religiosidades populares, música e migrações", por Luiz Nilton Corrêa, Angel-B. Espina Barrio e Jaime Roberto Montes Miranda.

O congresso internacional reúne profissionais de áreas diversas e conexas como a sociologia, a história, a filosofia, a comunicação, a economia, a política, a literatura, entre outras.

Ao longo dos anos, a iniciativa reuniu centenas de professores e investigadores de diversos continentes, sendo que a direção do congresso, nesta sua versão portuguesa, está a cargo de Angel Espina Barrio, da Universidade de Salamanca, de Luiz Nilton Corrêa, do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, e de Rui de Sousa Martins, da Universidade dos Açores.

O Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América surgiu há 20 anos através de um reduzido grupo de antropólogos da Universidade de Salamanca e do Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla y León, visando "abrir um espaço privilegiado de diálogo e de exposição académica em sua especialidade, com um marcado caráter internacionalista, e, especialmente, ibero-americanista".

Presente hoje em Ponta Delgada, Luiz Nilton Corrêa, da organização, sublinhou que os primeiros contactos com a autarquia açoriana começaram em abril, a propósito dos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina, no Brasil, e os palestrantes e espetadores "são pessoas que vão publicar artigos científicos a falar nos Açores".

"O poder de multiplicação de um evento como este não se restringe ao turismo, vai também ao lado científico", sustentou Luis Nilton Corrêa.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados