Açoriano Oriental
Pescas
Pescadores exigem apoios do Governo
Um grupo de cerca de trinta pescadores e armadores de Rabo de Peixe deslocou-se esta quinta-feira para a sede da Associação Porto de Abrigo com o objectivo de promover uma reunião de emergência com o subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona, para discutir as novas regras que fixam novos tamanhos e pesos mínimos para a captura de  goraz, congro e boca negra.
Carregando o video...

Autor: Luís Pedro Silva
Liberato Fernandes, presidente da Federação de Pescas dos Açores, sublinhou que “existe um grande sentimento de revolta dos pescadores, porque as medidas  restritivas estão a afectar os rendimentos dos pescadores”, acrescentando que os preços praticados em lota “são reduzidos”.

O representante dos pescadores sugeriu que “o Governo compensasse financeiramente a perda de rendimentos dos pescadores. Isto é um problema que afecta todos os pescadores dos Açores”, afirma Liberato Fernandes, que considera o protesto efectuado pelos pescadores como resultado de “estarem com a corda ao pescoço”.

Os pescadores informaram que a situação actual é insustentável, apontando como exemplo a retribuição de sete euros em cada quatro dias de pesca.

“A actual situação não dá para pagar o isco e o gasóleo. O secretário que vá para o mar ver as situações que estamos a passar. O dinheiro que ganhamos não dá para nada”, frisa um dos pescadores de Rabo de Peixe.

Os pescadores consideram que o Governo Regional deve apoiar “as pessoas que trabalham em vez das pessoas que vivem do Rendimento Social de Inserção.
“Os apoios devem ser para as pessoas que merecem”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados