Açoriano Oriental
Pescadores dos Açores insistem em compensação pela quebra de rendimentos
O responsável pela Cooperativa Porto de Abrigo congratulou-se hoje com a proposta do parlamento dos Açores que recomenda ao Governo Regional um plano de salvaguarda para as pescas, mas lamenta que não haja compensação pela perda de rendimentos.
Pescadores dos Açores insistem em compensação pela quebra de rendimentos

Autor: Lusa/AO Online

 

“Consideramos que a proposta da Assembleia é extremamente positiva porque, pela primeira vez, se reconhece que existe uma situação de crise grave no setor”, disse à agência Lusa Liberato Fernandes.

O dirigente salvaguardou, contudo, que existe um aspeto da resolução que é “inaceitável”, uma vez que se reconhece a perda de rendimentos, mas “não se comprometem a garantir o complemento”, o que é apontado como “algo negativo”.

O parlamento dos Açores aprovou na passada semana, por unanimidade, uma recomendação ao Governo Regional para que crie mecanismos excecionais de apoio ao setor das pescas, que está a enfrentar dificuldades no arquipélago.

A iniciativa, inicialmente proposta pelos cinco partidos da oposição (PSD, CDS-PP, BE, PCP e PPM), acabou por ser subscrita também pela bancada da maioria socialista, que reconheceu a importância de uma intervenção do executivo neste setor de atividade.

O documento defende a criação de um "plano de salvaguarda" para as principais espécies demersais (que vivem no fundo do mar) dos Açores, com vista a assegurar a sua sustentabilidade, e também a criação de mecanismos de apoio aos pescadores afetados pelo corte na quota do goraz, a espécie com maior valor comercial na região.

“Independentemente de ter sido reconhecido o diagnóstico da situação de crise existente no setor e as suas causas, parece-nos que deveria ter saído uma resolução contemplando especificamente o pagamento da perda de rendimentos verificada nos meses de janeiro e fevereiro”, defendeu Liberato Fernandes.

Segundo o líder da cooperativa, que representa cerca de 1.500 pescadores e 150 embarcações, os rendimentos líquidos per capita destes profissionais, particularmente da ilha de São Miguel, foram inferiores a 60 euros mensais, feitas as deduções na fonte e retiradas as despesas mínimas com o gasóleo e o isco, entre outras.

O presidente do Governo dos Açores anunciou, no final de fevereiro, um resgate para o setor das pescas para dar condições para os trabalhadores desenvolverem a sua atividade e a ativação, mais uma vez, do fundo de compensação salarial para pescadores.

A Cooperativa Porto de Abrigo e a Associação Amigos do Mergulho vão encontrar-se na terça-feira para criar uma parceria para o desenvolvimento das comunidades costeiras.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados