Açoriano Oriental
Perspetivas financeiras na agenda de conferência das regiões ultraperiféricas da UE

As Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia vão reunir-se na quinta e sexta-feira, na ilha de Saint Martin, com o quadro financeiro 2021-2027 na agenda e com os Açores e a Madeira a marcarem presença.

Perspetivas financeiras na agenda de conferência das regiões ultraperiféricas da UE

Autor: Lusa/AO Online/Susete Rodrigues

Segundo uma nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano, no encontro da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas será abordado, entre outras matérias, o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 da União Europeia (UE), numa altura em que decorrem as negociações sobre o tema.

O secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, participa na reunião, em representação do Presidente do Governo.

A Conferência das RUP, que neste momento é presidida pelo presidente da Coletividade Ultramarina de Saint Martin, Daniel Gibbs, integra, além desta região, os Açores, a Madeira, as Canárias, Guadalupe, a Guiana, a Martinica, Reunião e Maiote, territórios que beneficiam de um estatuto específico contemplado no Tratado da UE.

O primeiro dia Conferência, numa sessão interna, desenrola-se à volta de um debate entre os Presidentes das Regiões Ultraperiféricas e seus representantes sobre os assuntos de maior interesse e relevância no âmbito da sua participação na União Europeia, onde também serão analisados temas da atualidade e de cooperação entre as RUP.

 Na sexta-feira, 7 de fevereiro, na sessão de parceria, para além das intervenções dos presidentes das nove Regiões Ultraperiféricas, intervirão também representantes da Comissão e do Parlamento Europeu e dos três Estados Membros das RUP - França, Espanha e Portugal, contando com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

 Ainda neste dia, o titular da pasta das Relações Externas reúne-se com Marc Lemaître, Diretor-Geral da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, a quem também terá a ocasião de transmitir a posição açoriana no que diz respeito ao Quadro Financeiro Plurianual.

No final da conferência, a Coletividade Ultramarina de Saint Martin passa a presidência da CPRUP a Maiote, departamento ultramarino francês que se tornou RUP em 2014 e que presidirá à CPRUP pela primeira vez.

Nesta deslocação a Saint Martin, o secretário regional faz-se acompanhar pela diretora regional dos Assuntos Europeus, Célia Azevedo, que, para além dos trabalhos da Conferência, participa também no Comité de Acompanhamento das RUP, órgão de apoio técnico da CPRUP.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados