Açoriano Oriental
Reino Unido/Crise
Penny Mordaunt é primeira candidata declarada à sucessão de Truss

A líder da Câmara dos Comuns britânica, Penny Mordaunt, tornou-se a primeira candidata à sucessão de Liz Truss na liderança do Partido Conservador e no cargo de primeira-ministra.

Penny Mordaunt é primeira candidata declarada à sucessão de Truss

Autor: Lusa/AO Online

"Fui encorajada pelo apoio de colegas que querem um novo começo, um partido unido e liderança no interesse nacional", escreveu na rede social Twitter.

Mordaunt, que ficou em terceiro lugar atrás de Liz Truss e Rishi Sunak na eleição interna anterior, disse querer "unir o país, cumprir as promessas [do Partido Conservador] e vencer" as próximas eleições legislativas.

A ministra encarregada das relações com o parlamento é uma das favorita dos militantes conservadores e tem-se especulado que poderá fazer um acordo com Sunak para um desistir a favor do outro.

Carismática, a antiga ministra da Defesa de 49 anos distinguiu-se no parlamento na segunda-feira quando defendeu Liz Truss perante a oposição, e garantiu que a primeira-ministra não estava "escondida debaixo da secretária”.

O Partido Conservador abriu as candidaturas à segunda eleição para a liderança em três meses, depois da demissão, em julho, de Boris Johnson e de Liz Truss na quinta-feira. 

Para serem elegíveis, os deputados candidatos precisam do apoio de pelo menos 100 colegas até ao prazo de segunda-feira.

Uma primeira votação reservada ao grupo parlamentar Conservador está prevista para o mesmo dia caso se qualifiquem mais do que dois candidatos. 

Os dois finalistas serão submetidos a um voto eletrónico dos cerca de 170.000 militantes “tory” e o resultado anunciado na sexta-feira. 

O antigo primeiro-ministro Boris Johnson e o antigo ministro das Finanças Rishi Sunak são favoritos, mas nenhum ainda confirmou a candidatura.  

O sucessor de Truss será indigitado primeiro-ministro e convidado pelo rei Carlos III a formar governo enquanto líder do partido com a maioria parlamentar. 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados