Açores/Eleições

PCTP/MRPP diz não ter ilusões quanto ao resultado eleitoral

O candidato do PCTP/MRPP nas eleições dos Açores Pedro Leite Pacheco disse que o partido pretendeu alertar para a importância da classe operária durante a campanha, adiantando que não tem ilusões em relação ao resultado eleitoral no domingo.



“Nós não temos ilusões relativamente à matéria em termos de resultados eleitorais […]. O que queremos, durante este processo, é permitir alargar aquilo que se chama uma reflexão acerca dos problemas da região, do país e do mundo”, salientou à agência Lusa o candidato pelo círculo de São Miguel, no último dia de campanha para as legislativas dos Açores de domingo.

Pedro Leite Pacheco, terceiro na única lista do PCTP/MRPP nestas legislativas, explicou que o partido pretendeu alargar as suas propostas a “diversas classes trabalhadoras de operários”.

“É um alerta e um novo lançar da importância da organização operária, da organização dos pescadores, da organização de todos aqueles que trabalham, porque nós, efetivamente, estamos numa situação muito grave e a única solução que nós temos é demarcarmo-nos daqueles que nos têm conduzido a essa mesma situação”, observou, criticando o executivo regional do Partido Socialista (PS).

De acordo com dirigente, as eleições para o Governo Regional pertencem ao “quadro da ditadura burguesa”.

Pedro Leite Pacheco criticou ainda a Direção Regional de Ciência e Tecnologia por não ter disponibilizado à candidatura a informação necessária sobre a Agência Espacial Portuguesa e o projeto de instalação de uma base de lançamento de satélites em Santa Maria.

“Nós tivemos aqui alguns momentos desagradáveis, como é o caso da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, que nos sonegou a informação solicitada”, afirmou.

Segundo o candidato, o partido está preocupado, porque “estão a esconder ao povo as condições em que querem permitir estas instalações”.

O PCTP/MRPP concorre às próximas eleições regionais para a Assembleia Legislativa, pelo círculo de São Miguel, com José Afonso Lourdes como cabeça de lista.

Às legislativas dos Açores candidatam-se 13 forças políticas candidatas aos 57 lugares da Assembleia Legislativa Regional: PS, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Iniciativa Liberal, Livre, PAN, Chega, Aliança, MPT e PCTP/MRPP. Estão inscritos para votar 228.999 eleitores.

Nas últimas eleições regionais de 2016, de um total de 13 forças políticas, o PCTP/MRPP ficou em 10.º lugar, com 0,32% (302 votos).

No arquipélago, onde o PS governa há 24 anos, existe um círculo por cada uma das nove ilhas e um círculo de compensação, que reúne os votos não aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares