Açoriano Oriental
Parque Biológico de Gaia recebeu dois milhões de visitantes
O Parque Biológico de Gaia (PBG) recebeu até Novembro, desde a sua inauguração em Março de 1983, dois milhões de visitantes, anunciou hoje a direcção do PBG.

Autor: Lusa/Ao online
O Parque Biológico de Gaia é um centro permanente de educação ambiental instalado pela Câmara Municipal de Gaia, em 1983, no vale do rio Febros.

    Os 35 hectares do PBG têm um circuito de descoberta da natureza, com cerca de três quilómetros, ao longo do qual estão instaladas vitrinas com variadas informações.

    Integram esse circuito, além do rio Febros, moinhos e casas rurais, carvalhais, pinhais, lagos e viveiros com animais e plantas.

    O objectivo pedagógico da infraestrutura é possibilitar aos visitantes a compreensão da paisagem envolvente, incluindo todos os seus componentes - flora, fauna, clima, arquitectura tradicional, usos e costumes e hidrografia - e do contraste entre a paisagem agroflorestal, que se preserva no parque e a envolvente urbana.

    No parque habitam mais de quarenta espécies de aves selvagens, que aqui nidificam todos os anos, e outras tantas visitam-no durante as migrações.

    Outra das actividades do Parque Biológico de Gaia é a recolha, em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza, de animais selvagens encontrados feridos ou apreendidos pelas autoridades por posse ilegal.

    Quando algum desses animais não pode ser recuperado para restituição à Natureza, fica nas colecções do parque, exposto ao público.

    Águias-de-asa-redonda, garças, abutres, corços, gamos, bisontes-europeus, esquilos, variadíssimas espécies de patos e gansos, raposas e muitas outras espécies podem ser observadas em amplos cercados e viveiros do PBG.

   
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados