Ucrânia

Parlamento Europeu garante “apoio firme e inabalável” em 1.000 dias de guerra

O Parlamento Europeu, que promove na terça-feira uma sessão extraordinária a propósito do milésimo dia da guerra da Ucrânia causada pela invasão russa, garantiu “apoio firme e inabalável” a Kiev, hasteando bandeiras ucranianas em Bruxelas e Estrasburgo



“A24 de fevereiro de 2022, hasteámos a bandeira da Ucrânia no Parlamento Europeu e, desde então – durante 1.000 dias – esta tem estado orgulhosamente hasteada lado a lado com a bandeira da UE”, escreveu a líder da instituição, Roberta Metsola, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

“Continuamente, tal como o nosso apoio firme e inabalável à Ucrânia, e durante o tempo que for necessário”, adiantou a responsável na mensagem partilhada junto a uma fotografia com bandeiras ucranianas hasteadas junto às da União Europeia em Estrasburgo.

Na terça-feira de manhã realiza-se, em Bruxelas, uma sessão extraordinária da assembleia europeia precisamente para demonstrar apoio comunitário face à agressão russa da Ucrânia.

Esta segunda-feira e na terça-feira estarão colocadas bandeiras e faixas europeias e ucranianas e foram iluminados com cores da bandeira ucraniana os edifícios do Parlamento Europeu, tanto em Bruxelas como em Estrasburgo.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, a UE tem manifestado o seu apoio firme a Kiev, através da condenação da agressão russa, da imposição de sanções e intensificação da ajuda política, humanitária, militar e financeira.

As sanções visam setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

A Ucrânia tem ainda contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais, principalmente da UE.

Desde meados de 2022, a Ucrânia tem o estatuto de país candidato à UE.


PUB