Autor: Lusa/AO Online
Segundo Luís Garcia, a iniciativa, que irá passar pelas nove ilhas açorianas, começa no dia 23 de setembro com a realização do primeiro encontro na Escola Básica e Secundária da ilha das Flores, no grupo ocidental do arquipélago.
O roteiro pretende contribuir para a fixação e captação de jovens para a região e inverter a atual tendência demográfica que, na opinião de Luís Garcia, é “nefasta para o futuro dos Açores”.
O líder da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) disse na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, realizada em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, que o problema da fixação de jovens no arquipélago só se resolve se for desenhado “um conjunto de políticas que vão ao encontro desta problemática”.
“A nível europeu, os apoios comunitários, desde logo da política de coesão, têm de ser definidos e olhar para este problema central, desde logo nas regiões ultraperiféricas. Portanto, essa é uma preocupação que a próxima política de coesão tem de ter muito presente”, defendeu.
Defendendo que também tem de haver essa preocupação a nível nacional, regional e municipal, Luís Garcia considerou que se deve “olhar para este problema de uma forma global” porque “nós, sozinhos, não vamos conseguir fazer nada, mas todos os envelopes definidores de políticas e de financiamentos têm de ter presente este problema central”.
“Sem pessoas, tudo o resto é muito relativo. O próprio desenvolvimento fica comprometido, as infraestruturas não servem para nada e, portanto, este é, eu não queria dizer que é o nosso desafio número um, mas, se não for o número um, é um dos mais centrais e mais preocupantes”, afirmou.
E rematou: “Todas as nossas políticas transversais têm que ter presentemente essa preocupação de procurarmos encontrar mecanismos motivadores e estimuladores para que os jovens aqui se fixem e aqui se realizem”.
O presidente da ALRAA admitiu que aquele órgão faz a sua parte, uma vez que com a realização do roteiro da juventude “Açores com Futuro - Jovens que inspiram” pretende “sensibilizar quer os jovens, quer todos os agentes”, para a problemática.
A iniciativa do parlamento regional açoriano tem três objetivos: estimular os jovens a fixarem-se nos Açores, apresentar o território como “uma terra de oportunidades” e aproximar o parlamento dos cidadãos.
O roteiro que contemplará a realização de ações nas nove ilhas açorianas também poderá ser estendido a Portugal Continental e à diáspora.
O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas que integram os grupos Ocidental (Corvo e Flores), Central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria).
-
Apreendidos 76 quilos de tubarão martelo nos Açores
-
Regional
Em São Roque nasceu um mural dedicado à Liberdade