Parlamento alemão retira imunidade a deputado de extrema-direita

A câmara baixa do parlamento alemão (Bundestag) retirou a imunidade do deputado de extrema-direita Alexander Gauland, no âmbito de uma investigação sobre alegadas irregularidades fiscais.



Gauland é líder do grupo parlamentar e co-líder do partido populista de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) e os deputados tomaram a decisão após um pedido da procuradoria de Frankfurt para que fosse permitida a realização de “buscas e apreensões ordenadas por um tribunal”.

A revista alemã Der Spiegel indicou que os procuradores estão a investigar se Gauland, 78 anos, falhou na declaração dos seus impostos.

A maior parte do grupo parlamento da AfD absteve-se e os outros cinco grupos votaram de forma unânime a favor.

Segundo o jornal Potsdamer Neuen Nachrichten, a polícia realizou logo depois uma busca numa morada de Gauland em Potsdam, perto de Berlim.

A investigação contra Gauland é diferente da que está a ser alvo a sua colega da AfD Alice Weidel, relativa a possíveis financiamentos ilegais do partido, negados pela deputada.

O porta-voz parlamentar da AfD, Christian Luth, assegurou que o objeto da investigação da procuradoria de Frankfurt é “uma falha na declaração da renda”, um “mero ato administrativo”.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares