Papa apela a governantes para que garantam inclusão social de pessoas com incapacidades

O papa Bento XVI apelou hoje aos governantes de todo o mundo para que defendam os direitos e garantam a plena inclusão social das pessoas com limitações físicas e psíquicas.


 

Durante a habitual homília de domingo na praça de S. Pedro, na Cidade do Vaticano, o papa recordou aqueles que sofrem de limitações, a propósito da comemoração, na segunda-feira, do Dia Internacional dos Direitos das Pessoas com Incapacidade.

"Todas as pessoas, mesmo com limites físicos e psíquicos, incluindo os casos mais graves, têm sempre um valor inestimável e têm de ser consideradas como tal", afirmou Bento XVI.

"Incentivo as comunidades eclesiásticas a estarem atentas e acolherem estes irmãos e irmãs", acrescentou.

"Exorto os legisladores e os governantes a que protejam as pessoas com incapacidade e promovam a sua plena participação na vida da sociedade", continuou o papa.

Nas quatro semanas que antecedem o Natal, o papa disse que, "no meio das desordens do mundo, entre os desertos da indiferença e do materialismo, os cristãos esperam de Deus a salvação e testemunham-na com um modo distinto de viver".

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024