Açoriano Oriental
“Outubro Rosa” é o mês de prevenção do cancro da mama

O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA da LPCC) anualmente associa-se à iniciativa “Outubro Rosa”, apoiando a dinamização de ações com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família

“Outubro Rosa” é o mês de prevenção do cancro da mama

Autor: Ana Carvalho Melo

“O “Outubro Rosa” é iniciativa da Liga Portuguesa contra o Cancro que é replicada através dos seus cinco núcleos regionais. Nos Açores fazemos a campanha com o objetivo de mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Por isso, associamo-nos a um conjunto de iniciativas que promovem esta sensibilização para o diagnóstico precoce e a prevenção, juntamente com os parceiros que se queiram associar”, revelou o presidente da NRA da LPCC, Domingos Cunha.

Nesse sentido, ao longo do mês de outubro são organizadas diversas iniciativas em colaboração com entidades públicas e privadas. Este ano diversas Câmaras Municipais da Região e outras instituições estão a iluminar de cor-de-rosa as suas fachadas durante este mês, mas também estão a ser organizadas caminhas que se vão realizar em todos os concelhos do arquipélago, à exceção do Corvo.

Já ontem realizou a quarta edição da iniciativa Chá Rosa em conjunto com o Movimento Vencer e Viver na ilha Terceira.

No dia 25, no Hotel Azoris Royal Garden em Ponta Delgada, realiza-se um encontro de sensibilização sobre o cancro da mama , que vai contar com a participação de Marisa Lobão, da Clínica de Radioncologia Madalena Paiva - Joaquim Chaves Saúde, de Graciete Marques , psicóloga do NRA da LPCC e testemunhos de doentes, ente outros.

Segundo Domingos Cunha, este tipo de iniciativo tem vindo a contribuir para uma maior adesão aos rastreios, recordando que o diagnostico precoce é muito importante por “permitir uma melhor qualidade de vida, com tratamentos menos agressivos e maior probabilidade de recuperação”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados