Açoriano Oriental
“Os Açores têm de valorizar o produto único que cá têm”
Regressado de uma visita técnica à Ribeira Quente e à Povoação, José Martins Carvalho, que se encontra a participar no Encontro Internacional de Termalismo, a decorrer nas Furnas, falou ao AO.
“Os Açores têm de valorizar o produto único que cá têm”

Autor: Luisa Couto

O hidrogeólgo deixou  algumas perspectivas  relativamente aos desafios que a Região terá de enfrentar quando assume que pretende avançar com uma aposta mais coesa ao nível do turismo termal.
Temos riqueza e diversidade natural para explorar este nicho de mercado. O que fica a faltar?
Faltam aparecer os utentes, os aquistas. E esse é um trabalho difícil, embora sabendo à partida que o Governo Regional está a trabalhar nesse sentido. Penso que a Região está no caminho certo mas nós que somos especialistas nas ciências da terra e conhecemos minimamente os meandros do mercado, entendemos que, de facto, há que ter cautelas na maneira como tudo isto vai ser comercializado. É que esta é uma actividade muito complexa uma  vez que  para além de uma boa água, precisa de ter um bom enquadramento.
Refere-se às infra-estruturas que servem de suporte a esses serviços?
Claro que é necessário ter boas infra-estruturas para facilitar o acesso às pessoas, mas convém lembrar que o problema dos acessos nos Açores coloca-se a duas escalas: à escala local  e no acesso para além do oceano.  Logo, isso passa também por um esforço para melhorar as condições de acesso aos pólos centrais desse nicho de mercado nas ilhas.
Quanto às estruturas, o andamento parece-me também bastante satisfatório. O Carapacho está pronto, a Ferraria está em marcha e as Furnas também estão em vias de conclusão. Agora há um importante trabalho a fazer que é  clarificar bem o que se vai fazer em cada um desses pólos até para que exista complementariedade em matéria de oferta.
Convém lembrar que o termalismo a nível europeu, onde o conceito está melhor desenvolvido, está neste momento a enfrentar um grande desafio: a concorrência dos SPA. Em qualquer hotel ou em qualquer loja da esquina colocam-se duas ou três banheiras e uma menina mais ou menos bonita ou um cavalheiro a fazer massagens e chama-se àquilo um SPA. Por essa razão,  é preciso saber distinguir desse tipo de actividade e o termalismo e actividades de lazer aplicadas com água mineral natural. Penso que aí terá mesmo de existir um trabalho de mentalização muito grande.
Considera que essa “ameaça” pode também afectar os Açores?                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
O que faz a diferença no problema das termas em relação aos SPA é a água que é utilizada.  A água mineral natural, que é aquela que é usada nas termas, é um produto único, específico e que só  existe no local onde é captada. Já o SPA e produtos afins são feitos com qualquer água e com qualquer produto. E é precisamente aqui que os Açores terão de saber fazer a diferença. Nos Açores, o  que tem de se fazer é valorizar o produto único que cá têm, assim como  a paisagem única e envolvente. A estratégia passa por saber vender esses aspectos para nichos de mercado muito específicos e, a partir daím desencadear operações de marketing precisas e até agressivas.
Esses recursos há muito que existem e as suas propriedades também não são novidade. Afinal, porquê a demora em termos de investimento?
O termalismo em toda a Europa sofreu uma grave crise. O seu apogeu foi entre a I e a II Grande Guerra. Depois disso, caiu abruptamente, tendo começado a subir nos anos 60 e  mantido essa tendência até há bem pouco tempo. Contudo, é preciso dizer-se que se assiste, claramente, a uma diminuição da procura das termas clássicas, embora isso esteja a ser disfarçado com outras actividades de bem-estar. Creio que os Açores também acompanharam um pouco essa tendência mas têm vindo a recuperar. ||

O primeiro 
“Eurogeólogo”

Doutorado em Geociências (Hidrogeologia Aplicada) na Universidade de Aveiro, José Martins Carvalho, consultor e sócio-gerente da empresa “TARH- Terra, Ambiente e Recursos Hídricos”, foi também  o primeiro geólogo português, em 1998, a quem foi atribuido o título profissional de “Eurogeólogo” (Eurogeol), da Federação Europeia de Geólogos.
Já em 2000,  foi-lhe atribuído na Africa do Sul, o título “Millenium Hidrogeologist” pela “International Association of Hidrogeologists”.
É professor convidado e regente da disciplina de Hidrogeologia e Captações no Departamento de Engenharia Geotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) do Instituto Politécnico do Porto, sendo ainda investigador do GEOBIOTEC (Universidade de Aveiro).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados