Orla costeira de Santa Clara vai ser requalificada pela Câmara de Ponta Delgada

A orla costeira de Santa Clara, freguesia do concelho de Ponta Delgada, vai ser alvo de requalificação, anunciou o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que o concurso público vai ser lançado "em breve"



Segundo a Câmara Municipal de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, trata-se de uma “ambição antiga, legítima e profundamente sentida pela população de Santa Clara” e o concurso “será lançado em breve”.

O anúncio foi feito pelo presidente do município, o social-democrata Pedro Nascimento Cabral, durante a reunião ordinária realizada no Centro Cívico de Santa Clara.

“Durante anos, esta frente marítima foi falada, desejada e adiada. Hoje, podemos afirmar com responsabilidade que este projeto vai sair definitivamente do papel”, declarou o autarca, citado em nota de imprensa.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, trata-se de “um projeto estruturante, não apenas para a freguesia, mas para todo o concelho”, que “devolve o mar às pessoas, valoriza o território, respeita o património natural e cria novas oportunidades de fruição pública, lazer, cultura e identidade urbana”.

Segundo a autarquia, a intervenção prevê a qualificação da frente marítima, a criação de percursos pedonais, zonas de estadia e de contemplação, bem como espaços de enquadramento paisagístico, reforçando a ligação histórica e emocional de Santa Clara ao mar.

O avanço do projeto foi viabilizado com o reconhecimento recente, por parte do Governo dos Açores, da requalificação da orla costeira como ação de relevante interesse público.

Este passo permitiu “ultrapassar constrangimentos legais e ambientais e criar as condições necessárias para a sua concretização”, refere a autarquia.

Segundo o município, de 2021 a 2025, foram investidos cerca de 1 milhão de euros em Santa Clara, em intervenções que “melhoram o quotidiano da população e preparam o futuro do território”.

PUB