Ophelia atinge categoria de furacão na quinta-feira

O Instituto Português do Mar e Atmosfera revelou esta terça-feira que a tempestade tropical Ophelia deverá continuar a intensificar-se nas próximas horas atingindo a categoria de furacão na quinta-feira



De acordo com um comunicado publicado pelo IPMA esta terça-feira às 23h00,  o ciclone Ophelia está a deslocar-se para SE a 9 km/h e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas atingindo a categoria de furacão na quinta-feira.

"O ciclone deverá continuar com esta trajetória até à madrugada de quinta-feira", acrescenta o comunicado, revelando que "a partir desta altura, prevê-se que o ciclone comece a deslocar-se de novo para NE, aproximando-se assim do arquipélago".

O I.P.M.A. informa  ainda que às 21h00 desta terça-feira, o centro da tempestade tropical Ophelia se localizava a 1265 km a SW dos Açores, verificando-se um aumento da intensidade do vento nas últimas horas: vento médio de 95 km/h e rajadas da ordem dos 110 km/h.

A delegação dos Açores o IPMA revela também que pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade entre 5 a 20 % de as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) e de 20 a 40 % de as ilhas do Grupo Oriental (S. Miguel e Sta Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir da madrugada de sábado (14 de outubro). Para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) a probabilidade de serem afetadas pelo ciclone é inferior a 5%.

PUB

Premium

João Dâmaso Moniz é diretor-geral da Escola Profissional da Ribeira Grande. Foi neste contexto que liderou a lista única, com várias escolas, candidata à Associação de Escolas Profissionais dos Açores, tendo sido eleito presidente da direção da AEPA no passado dia 12 de dezembro para os próximos três anos. Em entrevista ao Açoriano Oriental, João Dâmaso Moniz fala dos desafios que se colocam atualmente ao ensino profissional nos Açores.