Autor: Ana Carvalho Melo
De acordo com um comunicado publicado pelo IPMA esta terça-feira às 23h00, o
ciclone Ophelia está a deslocar-se para SE a 9 km/h e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas atingindo a categoria de furacão na quinta-feira.
"O ciclone deverá continuar com esta trajetória até à madrugada de quinta-feira", acrescenta o comunicado, revelando que "a partir desta altura, prevê-se que o ciclone comece a deslocar-se de novo para NE, aproximando-se assim do arquipélago".
O I.P.M.A. informa ainda que às 21h00 desta terça-feira, o centro da tempestade tropical Ophelia se localizava a 1265 km a SW dos Açores, verificando-se um aumento da intensidade do vento nas últimas horas: vento médio de 95 km/h e rajadas da ordem dos 110 km/h.
A delegação dos Açores o IPMA revela também que pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade entre 5 a 20 % de as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) e de 20 a 40 % de as ilhas do Grupo Oriental (S. Miguel e Sta Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir da madrugada de sábado (14 de outubro). Para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) a probabilidade de serem afetadas pelo ciclone é inferior a 5%.
-
Governo dos Açores reivindica 19 ME de ajudas complementares aos agricultores
Governo açoriano continua a reivindicar 19 milhões de euros de apoios complementares do Estado para os agricultores ao abrigo do POSEI, em 2026, tal como o executivo da República fez excecionalmente durante este ano, indicou o secretário regional.
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada