Açoriano Oriental
Turismo
Operador britânico em falência tem cerca de 740 passageiros no Algarve
O operador turístico britânico XL Leisure Group, que hoje declarou falência e cancelou todos os voos, tem cerca de 740 passageiros no Algarve, segundo os dados da gestora aeroportuária portuguesa ANA.
Operador britânico em falência tem cerca de 740 passageiros no Algarve

Autor: Lusa/AO online
Em Portugal, a companhia charter do grupo, a homónima XL, opera apenas para o aeroporto de Faro, de onde mantém dois voos marcados para sábado e outros dois para domingo, destinados ao Reino Unido, disse à agência Lusa o porta-voz da ANA.

    "Até ao momento, ainda não foram comunicados os cancelamentos, mas admitimos que venham a ser brevemente", afirmou Rui Oliveira.

    No ano passado, a companhia aérea do grupo transportou 80 mil passageiros para Faro e este ano cerca de 50 mil, de acordo com os dados da ANA.

    O XL Leisure Group disponibilizou na sua página Internet, em www.xl.com, instruções para os milhares de passageiros bloqueados no estrangeiro e que deverão ser repatriados, bem como detalhes de procedimentos para o reembolso dos que tinham feito reservas.

    Vária companhias aéreas, entre as quais a British Airways, Ryanair, Easyjet e Virgin Atlantic, ofereceram-se para facilitar as viagens dos passageiros afectados.

    O terceiro maior operador turístico britânico, XL Leisure Group, declarou hoje falência e cancelou todos os voos da sua companhia aérea, deixando em terra milhares de passageiros.

    Num comunicado emitido hoje na sua página na Internet, o XL Leisure Group afirma que se colocou sob administração judicial, em resultado dos elevados preços do petróleo, do abrandamento económico e da impossibilidade de conseguir financiamentos.

    O grupo indicou que todos os voos da sua companhia aérea, a XL Airways, que voa para 50 destinos essencialmente medierrânicos, foram "imediatamente cancelados".

    Segundo o presidente do grupo, Phil Wyatt, que falava em conferência de imprensa, cerca de 67 mil clientes ficaram em terra em aeroportos britânicos e estrangeiros, enquanto a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido indicou que perto de 200 mil pessoas tinham feito reservas no operador.

    O grupo ocupa o terceiro lugar no mercado do Reino Unido, logo a seguir à Tui Travel e ao grupo Thomas Cook.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados