Açoriano Oriental
ONU pede a Musk para fazer respeitar os direitos humanos no Twitter

O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, pediu hoje ao novo dono do Twitter, Elon Musk, que garanta que esses direitos serão respeitados na rede social.

ONU pede a Musk para fazer respeitar os direitos humanos no Twitter

Autor: Lusa /AO Online

"Peço-lhe que garanta que os direitos humanos serão centrais para a gestão do Twitter sob a sua liderança", escreveu Turk, numa carta aberta hoje divulgada, onde expressou “apreensão sobre o espaço público digital e o papel que o Twitter ali representa”.

“O respeito pelos nossos direitos humanos compartilhados deve atuar como salvaguardas para o uso e evolução da plataforma”, explicou Turk, lembrando que “como todas as empresas, o Twitter deve entender os danos associados à sua plataforma e tomar medidas para remediá-los”.

O alto-comissário lamentou a informação de que Elon Musk demitiu toda a equipa do Twitter dedicada aos direitos humanos, reconhecendo que isso "não é […] um começo animador".

Turk, que divulgou a sua carta aberta exatamente no Twitter, onde tem cerca de 25.000 seguidores, lembrou seis princípios fundamentais a ser respeitados, incluindo a liberdade de expressão, a proteção da privacidade e a garantia da transparência.

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, assumiu o controlo do Twitter na passada semana, depois de comprar a rede social por 44 mil milhões de euros, tendo dissolvido de imediato o conselho de administração, além de expulsar os principais quadros e demitir cerca de metade dos 7.500 funcionários.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados