Açoriano Oriental
Mar
Oceana realiza investigação para estudar banco de Gorringe
A organização internacional de conservação marinha Oceana vai estudar montanhas submarinas e a sua biodiversidade em águas portuguesas, na região do Banco de Gorringe, ao largo do cabo de São Vicente, com o apoio do Governo e cientistas portugueses.
Oceana realiza investigação para estudar banco de Gorringe

Autor: Lusa/AO online
"Com a ajuda de um robot submarino (ROV), serão documentados locais pouco explorados do Mediterrâneo e do Atlântico, como o Banco de Gorringe em Portugal", anunciou hoje a Oceana, depois da partida de Valência da embarcação que vai levar os investigadores e que deverá chegar ao Algarve o na segunda-feira.

Será Portimão o ponto de encontro dos cientistas, antes de entrarem no barco para iniciar a operação de investigação.

"A Oceana colaborará com o Governo português e partilhará conhecimentos com cientistas das Universidades dos Açores e do Algarve", salienta a organização.

Durante dois meses, a expedição vai percorrer as águas do Atlântico português e do Mediterrâneo para estudar montanhas e canhões submarinos, ambientes que, apesar da rica biodiversidade, estão pouco explorados devido à sua profundidade e complicada orografia.

O Banco de Gorringe, "uma montanha escassamente explorada que aloja uma enorme biodiversidade", já foi estudado pelos cientistas da Oceana, em 2005, mas será agora documentada em "profundidades intermédias", explica a organização.

“As montanhas submarinas e os canhões concentram uma elevada biodiversidade”, segundo Ricardo Aguilar, diretor de Investigação da Oceana Europa e líder da expedição.

“Proporcionam um substrato duro no qual se fixam numerosas espécies que servem de habitat e alimentação a muitos organismos e, ao mesmo tempo, geram mudanças nas correntes oceânicas e o levantamente de nutrientes que atraem espécies de interesse comercial e outras muito vulneráveis, como os cetáceos", explica Ricardo Aguilar.

Conhecê-los é um primeiro passo para definir medidas de proteção adequadas para a conservação da biodiversidade e que permitam também um ambiente seguro para a reprodução de espécies de interesse pesqueiro.

O Banco de Gorringe é constituído por dois montes submarinos, o Gettysburg e o Ormonde, situa-se a cerca de 120 milhas marítimas a oeste-sudoeste do Cabo de São Vicente, e tem cerca de 200 quilómetros de comprimento e 80 quilómetros de largura.
PUB
Regional Ver Mais
  • Universidade dos Açores com mais 82 alunos na 2.ª fase
     
    Com a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior concluída, Universidade dos Açores (UAc) recebeu 441 candidaturas, admitindo 82 alunos. Restam 183 vagas (28% do total) para a 3.ª fase
  • Sindicato denuncia "agravamento de falta de professores" em várias ilhas dos Açores
     
    O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) denunciou o “agravamento da falta de docentes em várias ilhas e grupos de recrutamento”, apelando ao Governo Regional para “repensar com urgência” o sistema de incentivos

  • Jovens açorianos relatam experiência enriquecedora e intensa na Ucrânia

  • Introdução da RAMPA deve assegurar compensações às pescas

  • premium
    FAPA alerta para falhas estruturais e defende modelo misto entre papel e digital
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.