Número recorde de 76 países com filmes candidatos a Oscar

Um número recorde de 76 países candidata-se ao Oscar de melhor filme estrangeiro em março, com novas entradas como a Moldávia, a Arábia Saudita e Montenegro.


 

O filme "As linhas de Wellington", da realizadora chilena Valeria Sarmiento, é o candidato de Portugal a uma nomeação para melhor filme estrangeiro dos Oscares, os principais prémios norte-americanos de cinema, conforme anunciado em setembro pela Academia Portuguesa de Cinema.

"As linhas de Wellington", produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, recria um episódio da História de Portugal, a terceira invasão francesa no começo do século XIX, quando o general Arthur Wellesley, duque de Wellington, liderou um exército anglo-português e utilizou uma linha de fortificações que protegia Lisboa - as Linhas de Torres Vedras.

Com argumento de Carlos Saboga, a longa-metragem é também um fresco social sobre aquela época, acompanhando, em vários momentos, histórias individuais de pessoas de diferentes estratos sociais, que se vão cruzando na narrativa, à medida que as tropas francesas tentam avançar no terreno.

França concorre com “Renoir”, de Gilles Bourdos.

A Academia de Artes e de Ciências do Cinema, organizadora dos Oscares, publicou na segunda-feira a lista de 76 países submetidos ao comité de seleção.

Este órgão reduzirá a lista a uma dezena de candidatos, antes de escolher os cinco filmes nomeados para a ambicionada estatueta.

A 86.ª cerimónia de entrega dos Oscares realiza-se a 02 de março no Dolby Teathre, em Hollywood. As nomeações serão anunciadas a 16 de janeiro.

 

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares