Açoriano Oriental
Número recorde de 76 países com filmes candidatos a Oscar
Um número recorde de 76 países candidata-se ao Oscar de melhor filme estrangeiro em março, com novas entradas como a Moldávia, a Arábia Saudita e Montenegro.

Autor: Lusa/AO Online

 

O filme "As linhas de Wellington", da realizadora chilena Valeria Sarmiento, é o candidato de Portugal a uma nomeação para melhor filme estrangeiro dos Oscares, os principais prémios norte-americanos de cinema, conforme anunciado em setembro pela Academia Portuguesa de Cinema.

"As linhas de Wellington", produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, recria um episódio da História de Portugal, a terceira invasão francesa no começo do século XIX, quando o general Arthur Wellesley, duque de Wellington, liderou um exército anglo-português e utilizou uma linha de fortificações que protegia Lisboa - as Linhas de Torres Vedras.

Com argumento de Carlos Saboga, a longa-metragem é também um fresco social sobre aquela época, acompanhando, em vários momentos, histórias individuais de pessoas de diferentes estratos sociais, que se vão cruzando na narrativa, à medida que as tropas francesas tentam avançar no terreno.

França concorre com “Renoir”, de Gilles Bourdos.

A Academia de Artes e de Ciências do Cinema, organizadora dos Oscares, publicou na segunda-feira a lista de 76 países submetidos ao comité de seleção.

Este órgão reduzirá a lista a uma dezena de candidatos, antes de escolher os cinco filmes nomeados para a ambicionada estatueta.

A 86.ª cerimónia de entrega dos Oscares realiza-se a 02 de março no Dolby Teathre, em Hollywood. As nomeações serão anunciadas a 16 de janeiro.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados