Açoriano Oriental
Novo titular da Educação nos Açores "tem todas as condições" para resolver problemas
O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) considerou hoje que o novo titular da pasta da Educação no Governo Regional "tem todas as condições" para responder aos "inúmeros problemas" que assolam o sistema educativo açoriano.

Autor: Lusa/AO Online

O presidente do Governo dos Açores anunciou no domingo a primeira remodelação do seu executivo desde que tomou posse em novembro de 2012, que inclui a criação das Secretarias do Mar e dos Assuntos Parlamentares e a substituição dos titulares das pastas da Solidariedade Social e da Educação.

Da Secretaria Regional da Educação sai Luiz Fagundes Duarte e entra Avelino de Freitas Meneses, 55 anos, reitor da Universidade dos Açores entre 2003 e 2011.

“Acreditamos que pela formação que tem, o professor doutor Avelino Meneses, sendo um conhecedor como é da educação ao nível do sistema educativo regional, tem e terá todas as condições para dar resposta aos inúmeros problemas que assolam o sistema educativo regional”, afirmou à agência Lusa António Ferreira, presidente em exercício do SDPA, reconhecendo a “formação académica de qualidade elevada” do futuro governante.

O dirigente sindical referiu que o novo secretário regional da Educação “poderá contar” com o SDPA como “parceiro para melhorar os níveis de qualidade da educação nos Açores”.

António Ferreira disse, ainda, esperar do novo governante que consiga fomentar o diálogo, a negociação e saiba reconhecer o papel dos sindicatos na construção da qualidade da educação nos Açores.

No entender do SDPA, o Estatuto da Carreira Docente, a remuneração dos professores contratados, a precarização dos docentes e a colocação de professores nas escolas ao nível do ensino especial e apoios educativos são alguns dos problemas que continuam por resolver nos Açores e que deverão merecer atenção prioritária do futuro secretário Regional da Educação quando tomar posse.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados