Autor: Lusa/AO online
No Dragão, Falcao abriu o marcador, aos 11 minutos, e fez o 18º golo em 22 jogos, enquanto João Moutinho, aos 39, fechou o resultado ao intervalo, na conclusão de uma brilhante jogada de entendimento.
Álvaro Pereira, aos 69 minutos, e Walter, aos 84, fecharam o resultado.
Frente ao quinto classificado da zona sul da II Divisão, o líder isolado do principal campeonato português deu sequência ao início de época impressionante, somou, sem dificuldade, o 24º encontro sem derrotas (apenas três empates neste percurso) e garantiu presença nos quartos de final da Taça.
Com James Rodriguez a titular, assim como Sereno e o guarda-redes Kieszek, os adeptos portistas aplaudiram também o regresso de Álvaro Pereira aos relvados, praticamente um mês após se ter lesionado.
Sem necessitar de grandes esforços, a equipa de André Villas-Boas abriu o marcador pelo avançado Falcao – como “capitão” - que, após assistência exemplar de James Rodriguez da esquerda, não teve dificuldade em aproveitar a desatenção inexplicável do central Paulo Martins, que perdeu a bola no início do lance.
Após o golo, o FC Porto voltou a tentar e de novo por James Rodriguez (pela primeira vez como titular), mas os dois primeiros remates saíram ao lado e o terceiro foi travado de forma exemplar pelo guarda-redes do Juventude de Évora.
O momento do jogo, sobretudo para os adeptos do Dragão, aconteceu aos 39 minutos, quando uma excelente jogada entre James Rodriguez e Guarin foi concluída com o “encosto” tranquilo de João Moutinho, que se estreou nos golos com a camisola “azul e branca” passados 22 jogos.
Na segunda parte, o Juventude de Évora, que no primeiro tempo só tinha rematado uma vez e sem acertar na baliza, pareceu mais determinado, mas foi Hulk a quase aumentar a vantagem, aos 54 minutos.
Falcao, aos 60 minutos, voltou a obrigar Tiago Martins a boa defesa e, já com Castro e Walter em campo (Ukra entrou depois), Álvaro Pereira também marcou pela primeira vez esta temporada, com um remate cruzado e forte.
Na recta final, Walter fez o seu quinto golo esta época, com assistência de Álvaro Pereira, e fechou a contagem já com sabor a goleada.