Autor: Lusa
Na moção, intitulada “Novo Futuro”, o líder regional socialista, eleito em junho, defende um novo modelo económico, com um quarto pilar ligado ao mar, ao digital e à transição energética, alegando que os açorianos não se podem conformar com a ideia de serem “um povo de emigrantes, de pobres, de pouca instrução”.
O documento aponta a Educação e a Habitação como prioridades, assumindo “a aposta de, no espaço temporal de uma geração, colocar a região na liderança dos principais indicadores de educação e formação” e a intenção de aumentar o parque habitacional público.
Durante a discussão na reunião magna, subiram ao palco do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, vários dirigentes e antigos governantes do PS nos Açores, como o caso do anterior secretário dos Transportes (2012 a 2017) Vítor Fraga, que criticou as mudanças no subsídio de mobilidade, que passou a ter um valor máximo elegível de 600 euros para os residentes açorianos.
Fraga afirmou que o “desvio orçamental” daquele subsídio é causado pelos “preços exorbitantes” praticados pela SATA e pela TAP e alertou que o “preço base” das passagens aéreas vai passar a ser o limite de 600 euros.
“Custa-me hoje ver que os principais prevaricadores do sistema são as duas companhias aéreas públicas, a SATA e a TAP”, criticou.
O anterior governante, que tutelava os transportes aquando da liberalização do espaço aéreo, considerou inaceitável a falta de fiscalização da Autoridade Nacional de Aviação Civil aos preços praticados pelas companhias.
Já a líder parlamentar do PS/Açores, Andreia Cardoso, defendeu que o partido tem de se “afirmar como a alternativa”, propondo “respostas efetivas para os problemas das pessoas”.
A deputada regional salientou que a população tem de “reconhecer capacidade de concretização” ao partido e prometeu “lutar por uns Açores mais justos”.
“O PS tem de saber ouvir e estar ainda mais próximo. Ouvir implica desde logo estar disponível para a crítica”, afirmou a presidente da bancada do PS na Assembleia Regional.
Por sua vez, Rui Bettencourt, que foi secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, avisou que a região corre o risco de perder fundos europeus devido à fraca execução dos programas comunitários.
Bettencourt, que também foi diretor regional do Emprego, rejeitou as declarações do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) de que existe, atualmente, a “maior oferta formativa de sempre” no ensino profissional, lembrando que já existiram mais de 400 cursos na região.
Já Isabel Almeida Rodrigues, que serviu como secretária de Estado da Igualdade e das Migrações (2022 a 2024), defendeu a necessidade de implementar a medidas de acesso à creche e jardim-de-infância, alertando para os riscos de uma “criança que não é devidamente estimulada” na infância.
“Se não formos capazes de fazer investimento massivo e prioritário na infância e também na juventude pouco podemos esperar do nosso futuro”, assinalou.
No segundo dia do congresso dos socialistas açorianos foram ainda aprovadas mudanças aos estatutos do partido, clarificando o relacionamento entre órgãos regionais e nacionais e criando capítulos dedicados à implementação da Tendência Sindical, do Gabinete de Estudos e Apoio Autárquico e Departamento da Diáspora.
- 
                        
     premium15 empresas açorianas participam na maior cimeira europeia das tecnologias da internet premium15 empresas açorianas participam na maior cimeira europeia das tecnologias da internet
 Desenvolvimento de jogos, construção de drones, biotecnologia, agricultura celular (produção de alimentos em laboratório), Inteligência Artificial ou o tratamento de grandes quantidades de dados (Big Data), são algumas das áreas em que trabalham as empresas açorianas que este ano irão participar, entre 10 e 13 de novembro, na Web Summit, em Lisboa
- 
                                 Cultura e Social Cultura e Social
 “Pregos de Cruz” de Emanuel Jorge Botelho lançado quinta-feiraEmanuel Jorge Botelho, apresenta o seu mais recente livro “Pregos de Cruz”, Averno editora, no próximo dia 30 de outubro, às 18h30, na Livraria SolMar.
 
                     
                                                 
                                                