Autor: Lusa/AO Online
Paulo Macedo respondia no Parlamento à deputada socialista Teresa Salgueiro, que hoje questionou o ministro sobre um alegado aumento da taxa de mortalidade infantil.
O ministro, que é hoje o primeiro a explicar o Orçamento do Estado para 2014 na especialidade, anunciou que este mês serão revelados os dados oficias da taxa de mortalidade infantil, existindo, até agora, dados que apontam para mais um óbito em 2012, relativamente ao ano anterior.
“O que nos preocupa são os bebés”, disse Paulo Macedo, adiantando que o seu ministério quer “um acompanhamento melhor destes dados”.
“Iremos disponibilizar taxas de mortalidade mensais. Não permitirão análises mês a mês, nem de dois a dois meses, mas indicarão tendências”, disse.
Na sua intervenção inicial, o ministro reconheceu a dificuldade em “apresentar um orçamento em situação de emergência nacional, numa área tão sensível como a Saúde”.
O orçamento da saúde, no próximo ano, diminuirá 9,4% face a 2013, e o Ministério terá de cortar mais de 250 milhões de euros na despesa.
-
Açores abrem candidaturas para bolsa de estágio em Bruxelas
As candidaturas para a bolsa de estágio no Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores, em Bruxelas, abrem, a partir de segunda-feira, e o estágio tem uma duração de 12 meses com uma bolsa mensal de dois mil euros, foi anunciado.
-
Cultura e Social
Documentário dá voz às mulheres do mar dos Açores para proteger o oceanoO documentário “Mulheres do Mar – Açores” junta as vozes de 49 açorianas com uma “profunda ligação emocional” ao oceano e o objetivo de valorizar o papel das mulheres e alertar para a proteção da biodiversidade marinha